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Marketing Insights 2023: 3 movimentos para observar em inteligência de dados

Imagem: UOL

Quais movimentos e tendências irão influenciar na agenda do marketing e de seus profissionais ao longo do próximo ano? Esse mapa está no relatório Marketing Insights 2023, produzido pela GoAd Media, com apoio do UOL e da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes). Questões de natureza social, econômica, política e tecnológica devem entrar no radar das marcas que pretendem estar passos à frente para seguir inovando em um futuro próximo.

O Marketing Insights 2023 foi elaborado a partir de entrevistas realizadas com líderes de consultorias, marcas e agências, bem como curadoria em festivais globais de inovação, criatividade, negócios, varejo e entretenimento e ferramentas de social listening. O material completo está disponível ao mercado e pode ser apresentado in company no formato roadshow, oferecido pelo UOL a marcas e agências parceiras.

O mapa completo lista os movimentos que moldam o marketing e negócios em 2023, bem como as prioridades de investimentos das empresas mais inovadoras do mundo. E identifica quatro áreas estratégicas onde as marcas deverão concentrar seus esforços em 2023. São elas: Inteligência Artificial, Mídia & Storytelling (com forte aplicação no varejo), Humanismo Corporativo e Consolidação ESG (Environmental, Social and Governance).

O cenário que dará suporte às inovações em 2023 é o de consolidação da transformação digital, acentuada durante a pandemia de Covid-19. Isso deve impulsionar e aprofundar o uso de inteligência artificial pelas marcas. A seguir, veja três movimentos para observar nesta área estratégica:

Corrida por first-party data

O Google Chrome adiou para 2024 o fim do suporte a cookies de terceiros. Diante do cenário que se aproxima, dados primários serão cada vez mais estratégicos para as marcas. No próximo ano, elas devem reforçar esforços para coletar dados de clientes diretos. “Essa deve ser uma agenda bem forte em 2023, em empresas que até o ano passado não estavam priorizando esse tipo de projeto”, disse Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes, ao relatório.

Tecnologias para capturar informações dos consumidores estão ficando mais acessíveis (online ou offline). E o first-party data permite explorar a mídia de forma mais precisa, levando a mais eficiência, além de trazer conhecimento mais aprofundado e preditivo sobre as jornadas de consumo dos clientes. Além disso, permite que as marcas fiquem menos dependentes dos dados das plataformas.

Automação do marketing

A automação dos processos de marketing vem se mostrando estratégica para otimizar as tarefas operacionais, permitindo aos profissionais um olhar mais analítico sobre dados. Além disso, a tomada automatizada de decisões permite maior agilidade e aumento de performance, à medida que as ferramentas de inteligência artificial se tornam mais complexas e capazes de atribuir valores baseados em dados de audiência, do ambiente econômico e das tendências de mercado.

Catalisadora da velocidade das mudanças, a automação de marketing está no topo da lista de tendências para este ano (segundo o relatório PPC Trends 2022, do Search Engine Journal) e deve desempenhar papel fundamental para a tomada de decisões baseadas em dados nos próximos anos.

AR e experiências imersivas

A realidade virtual (AR) evoluiu e está mais acessível, o que a torna um campo cada vez mais explorado pelo marketing. A tecnologia é especialmente valiosa no varejo, por permitir que clientes experimentem produtos virtualmente e simular a inserção de determinados itens em ambientes reais – com cada vez mais precisão. A tendência é que seu uso cresça em 2023.

A rede de materiais esportivos Foot Locker aposta na tecnologia como pilar central de sua estratégia de e-commerce. “Por meio da AR, o nosso cliente pode ver o que não existe, experimentando roupas, tênis e acessórios de qualquer lugar. Essa é uma grande revolução no varejo”, afirma o vice-presidente de marketing da companhia para a Europa, Pierre Combet.

Os roadshows e relatórios são uma cortesia do UOL a marcas e agências parceiras. Para a realização de apresentações com pesquisas e insights exclusivos do UOL e solicitar o material completo, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


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