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Entregue na hora a informação que seu público procura e aumente a conversão

As pessoas estão cada vez mais imediatistas para consumir produtos e informações. Indicação disso é que, segundo dados da ferramenta Think With Google, nas buscas mobile os termos “aberto”, “agora” e “perto de mim” cresceram mais de 200% nos últimos dois anos. Mas tem um dado curioso: a palavra “agora” não é usada só para encontrar lojas abertas naquele momento. O termo também é usado por pessoas que querem uma informação para já.

Esse comportamento de urgência na busca por uma informação muda a perspectiva analítica dos dados e cria oportunidades para marcas que sabem oferecer o que o público quer saber na hora certa.

Segundo estudo do Google  “Rising Expectations in Consumer Brand Experiences” (Expectativas ), embora 60% das pessoas esperem que as marcas “deem as informações que elas necessitam na hora certa”, menos da metade delas acredita que as empresas realmente fazem isso. Portanto, empresas que souberem atuar para reduzir essa frustração têm mais chances de ganhar confiança e fechar negócio.

Mas como atuar?

1. Descubra o que o seu público quer saber

Se a ideia é oferecer informação na hora certa, é preciso saber primeiro o que seu público-alvo quer saber. E, principalmente, o nível de urgência em que ele busca essas informações. Análise de dados de search podem ajudar nessa tarefa. Seu público é impaciente? Se sim, talvez seja momento de agir rápido.

2. Verifique se você já oferece esses dados

Será que seu público já está satisfeito com os dados que você oferece? Procure se perguntar: Tenho os dados que meu público procura? Eles estão acessíveis? São fáceis de encontrar em minhas plataformas? Quantos passos o consumidor precisa dar para achá-los? Ele desiste no meio do caminho? Neste momento, a análise dos dados internos e de navegação em suas plataformas é essencial.

3. Entregue as informações na hora certa

A análise dos dados de comportamento do seu público podem mostrar, por exemplo, que é necessário fazer uma revisão interna para entregar melhor seu conteúdo próprio: preço, endereço, dados de produtos ou serviços, etc. Mas também pode apontar oportunidades de geração de conteúdos relacionados e complementares aos seus ao longo da jornada. Nestes casos, a estratégia pode envolver parcerias com produtores de conteúdo e de branded content para a entrega da informação confiável e de credibilidade.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo