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ComScore: público de autos aumenta no mobile, e decisão de compra está mais digital

Imagem: Hyundai/Divulgação

Desde o início da pandemia, os consumidores vêm realizando mudanças significativas em seus hábitos de compra, segurando gastos em bens duráveis, entre eles, os automóveis. No cenário econômico, esse foi um dos motivos para o fechamento das fábricas da Ford no país. Após um ano de covid-19, como está o desejo das pessoas por carros? Pesquisa da comScore fez um balanço anual, mostrando como essa percepção aparece na interação com conteúdo e publicidade nas plataformas digitais.

Segundo o estudo Automotive Report, de fevereiro de 2021, 30% da população digital brasileira navega na categoria automotiva, sendo a maioria via mobile (69%). Nos últimos 12 meses, o consumo na categoria cresceu 162% em minutos no ambiente mobile e diminuiu 76% no tempo gasto em desktop.

Escolhas mais conscientes e embasadas

Embora a comScore tenha identificado uma queda de 6% na audiência geral do segmento, de 40,6 milhões para 38,2 milhões de usuários únicos, é alta a quantidade de pessoas que navegam por esse conteúdo com a intenção de comprar um carro nos próximos 12 meses: 28 milhões de usuários da internet (73,2%).

Entre os sites especializados, o UOL Carros é líder de audiência e uma referência no segmento, seguido de OLX Brasil Veiculos e Barcos, iCarros Grupo, Webmotors, Auto Esporte e MercadoLivre Autos.

Em relação aos sites das marcas, Yamaha, Honda, Renault, General Motors e Volkswagen são os fabricantes com a maior média de minutos por visita no mês. O tempo consumido em cada um desses sites é superior à média de minutos da categoria Automotiva (2,3 minutos por visita).

O crescimento do consumo de informações que embasam a decisão de compra amplifica a relevância das ações de conteúdo nas plataformas digitais, que se tornaram essenciais à estratégia das marcas automobilísticas. Desde 2019, por exemplo, a Hyundai escolheu o UOL como parceiro para criar e distribuir em larga escala conteúdos informativos sobre seus modelos, apresentar novidades e reforçar o posicionamento da marca.

No primeiro ano, houve uma produção intensa de conteúdos exclusivos para a distribuição da marca em suas propriedades digitais e ações especiais com influenciadores, além de um forte peso para Branded Content, com o hub Mundo Hyundai, ancorado no UOL Carros, que tem o conteúdo renovado anualmente. Em 2020, diante da pandemia e a necessidade de isolamento social, o volume de conteúdos foi reduzido e o foco direcionado para serviços relacionados à conservação dos automóveis e à segurança daqueles condutores que precisavam se locomover, mas continuar atentos aos riscos de contaminação.

Olhando para as redes sociais, Ford, Fiat, Nissan, Jeep e Renault estão entre as montadoras que mais investiram em Branded Content. Juntas, realizaram mais de 400 ações de parceria paga com menção de marca em redes como o Facebook e Instagram ao longo do último ano.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis/ Gerente Geral: Karen Cunsolo