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Black Friday: estudo do UOL mapeia motivos para comprar, além dos descontos 

Imagem: Arte/UOL

Além de aproveitar preços baixos, a Black Friday é momento de realizar desejos antigos, comprar presentes para o fim do ano e fazer estoque. É o que mostra a pesquisa “UOL Shoppers – Pré-Black Friday”, conduzida pela área de Consumer Insights do UOL, em parceria com a MindMiners.

A intenção de realizar compras na data promocional alcança 72% da audiência do UOL que respondeu à sondagem, contra 42% dos compradores online em geral – uma diferença significativa, de 30 pontos percentuais. Na Black Friday de 2022, 77% dos shoppers UOL disseram que realizaram compras.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas conectadas à internet, acima de 18 anos, por meio de questionário online, dentro da plataforma MeSeems. Os entrevistados estão distribuídos por todas as regiões do país, segundo parâmetros do IBGE de gênero, faixa etária e perfil de renda (classes ABCDE).

As razões para encher o carrinho de compras durante a promoção são variados. Entre os respondentes, 73% aproveitam o período para consumir aquilo que desejam há muito tempo; 70% acreditam que a Black Friday é a melhor data para comprar presentes de final de ano; e 70% afirmam que é momento para “fazer estoque” de produtos ou serviços que utilizam no dia a dia.

E essa jornada de consumo já começou: 98% dos UOL shoppers realizam com antecedência pesquisas na internet para comparar os preços dos produtos ou serviços que planejam comprar durante a Black Friday. Entre os entrevistados, 92% da audiência UOL inicia suas pesquisas de preços, pelo menos, 1 mês antes da data, sendo que 30% declaram que iniciam de dois a três meses antes.

Entre os itens mais desejados, os smartphones lideram, com 45% das menções de intenção de compras; seguidos de eletrodomésticos (43%); itens de supermercado (36%); cosméticos e perfumaria (36%) e moda e acessórios (35%).

A forma de pagamento importa. Segundo os respondentes, 84% planejam  investir em lojas que ofereçam descontos maiores à vista. Entre os meios mais utilizados estão cartão de crédito (usado por 71% dos entrevistados); Pix (60%); cartão de débito (30%) e dinheiro (25%). O ticket médio deve variar entre entre R$ 201 a R$ 2.000 no período para 63% dos respondentes.

O nível de confiança nos descontos da Black Friday alcança 74% da audiência UOL que participou da pesquisa. E 80% dos UOL shoppers dizem que se interessam por produtos ou serviços que são anunciados em propagandas na internet.

Pelo menos 61% dos consumidores UOL relacionam a Black Friday a alguma marca específica. Entre os marketplaces mais citados, Americanas, Shopee, Magalu, Amazon e Mercado Livre são o top 5 na preferência de compra do consumidor UOL para a data.


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo