_Branding

UOL cria app de jogo com tecnologia IBM para engajar geeks na CCXP

Imagem: Kenzo Sanematsu/UOL AD_LAB

Aplicativo Geeks Collide é ação do UOL com a tecnologia IBM WATSON realizada na CCXP

Pense num conteúdo criado e distribuído com ajuda de uma tecnologia de dados que detecta perfis de personalidade. Agora, imagine esse conteúdo gerado dentro de um megaevento, conectando pessoas para participar de uma competição. Visualizou também o potencial de engajamento que essa ação deve produzir? Pois é essa a ideia do aplicativo Geeks Collide — uma ação do UOL AD_LAB e agência Ogilvy que usa a tecnologia da IBM — e está disponível nas app stores para usuários de smartphone com sistemas Android e iOS. O recurso é exclusivo para visitantes da CCXP 2017 (Comic Con Experience), realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, em São Paulo.

“Essa inovação mostra como é possível criar experiências de marca envolventes e interessantes para engajar um público de nicho apaixonado, como é o geek, por meio de conteúdo qualificado e inteligência de dados. É uma plataforma construída a seis mãos que é capaz de conectar pessoas simultaneamente no ambiente digital e no contexto da CCXP, criando uma imersão no universo da marca”, afirma André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL.

Premissa do jogo

O app Geeks Collide é um jogo de conhecimento sobre assuntos geek, como séries, filmes, animes, games, HQ e livros. A grande novidade é que quem identifica a personalidade de cada jogador é o IBM WATSON, a inteligência artificial da IBM. Ao instalar e se logar no aplicativo com o Twitter, o participante conhece o seu profile, um personagem de RPG sugerido de acordo com as próprias características de personalidade do jogador. Isso é possível porque o IBM WATSON, a partir da leitura de histórico de postagens na rede social, é capaz de reconhecer perfis de comportamentos. Ao todo, são 11 personagens possíveis, como mago, guerreiro, bardo, druida, clérigo e ladino.

Além disso, o app informa aos jogadores um diagnóstico pessoal dos assuntos geek em que seu conhecimento é mais e menos forte. Esses são os atributos de jogo de cada participante. Ao longo das baterias de perguntas, cada um pode fortalecer esses atributos por área de conhecimento para ganhar vantagens nos duelos com outros participantes.

Como jogar

Baterias de perguntas e batalhas com outros competidores são liberadas para cada jogador conforme ele circula pela CCXP. Sensores especiais foram distribuídos em vários pontos do evento, escondidos como easter eggs. No estande UOL GEEK, os gamers recebem dicas de como encontrar os Geek Stops (alguns cosplayers serão portadores, por exemplo). Toda vez que um participante passa por esses dispositivos, o aplicativo destrava a opção de responder às perguntas. Acertar respostas rende pontos. Nas batalhas, pontua quem for mais forte no atributo selecionado. Os jogadores que fazem mais pontos a cada dia são homenageados no estande.

Engajamento além do app

A experiência ainda estimula o engajamento dos participantes por meio de ativação na CCXP. Assim que cada um entra no jogo, tem direito a usar um broche, com o avatar do seu personagem, que é distribuído por promotores no estande do UOL. Com isso, cada um pode entrar no clima da competição e reconhecer dentro do evento que outras pessoas também estão participando do jogo.

Além disso, a equipe UOL Content_LAB está produzindo branded content especial sobre a competição e a equipe editorial do UOL realiza uma intensa cobertura da CCXP17, diretamente do seu estande de 90m².


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo