_Branding

UOL Confere entra em programa de checagem de fatos da Meta no Brasil

UOL Confere, equipe do UOL dedicada à checagem de informações, iniciou em julho parceria com a Meta Brasil, para integrar o programa de verificação de fatos das redes sociais do grupo. No programa, conteúdos publicados no Facebook e Instagram que estejam marcados como falsos, alterados ou parcialmente falsos têm seu alcance reduzido.

“A parceria com a Meta é muito importante dentro de nossa estratégia de aumentar o volume de checagens de notícias. É uma medida que considero fundamental para, ao mesmo tempo, minimizar o impacto da desinformação e alertar o público a não acreditar em tudo o que recebe, lê ou vê”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Os veículos de imprensa parceiros da iniciativa têm acesso a conteúdos no Facebook e no Instagram, como posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade ou rastreados a partir de sinais. Dessa forma, analisam sua veracidade e contribuem na checagem dos fatos.

Os posts considerados fake news passam a ser cobertos com um rótulo e um link direcionando para a verificação de fatos. Com essa marcação, a distribuição algorítmica da desinformação é diminuída e os usuários que ainda assim os visualizarem e tentarem compartilhar, receberão um alerta de que se trata de informação não confiável.

Além disso, páginas, grupos, contas e sites que reiteradamente compartilham notícias falsas também passam por restrições, incluindo a redução do alcance de todo o seu conteúdo. Além do UOL Confere, a Reuters Fact Check também passou a integrar o programa, aumentando para seis o número de parceiros da iniciativa no país.

Esforço contra a desinformação

Com essa iniciativa, o UOL contribui ainda mais para reduzir o impacto da desinformação na sociedade brasileira. O UOL Confere também integra o Projeto Comprova, iniciativa que reúne jornalistas de mais 40 redações, e este ano passou a ser um dos signatários do código de princípios da IFCN (International Fact-Checking Network), rede mundial de checadores. A adesão foi aprovada pela entidade após uma análise que verificou o compromisso do UOL Confere com o apartidarismo e a transparência.

Com a adesão ao código de princípios da IFCN, o UOL Confere se junta a iniciativas de checagem de fatos pelo mundo, junto a veículos reconhecidos dos EUA (Washington Post e PolitiFact), Reino Unido (Full Fact), Espanha (Maldita.es) e Argentina (Chequeado), além dos brasileiros Aos Fatos, Estadão Verifica e Lupa.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo