_Branding

Projeto Origens vai à África para resgatar raiz de sabores brasileiros

Imagem: Arte/UOL

O Projeto Origensde UOL ECOA, irá até a África para conhecer raízes negras da gastronomia brasileira. A série de reportagens e mini documentários – que tem o objetivo de contribuir nas conversas sobre ancestralidade, cultura e antirracismo –  segue desde 2021 uma jornada de resgate das origens perdidas de personalidades negras, que representam mais da metade da população brasileira.

Nesta fase do projeto, o chef João Diamante irá comandar uma viagem até Benim, país africano localizado na Costa da Mina, para entrar em contato com as matrizes apontadas por seu teste de DNA. Benim é uma das localidades com grande número de negros traficados para o Brasil durante o período da escravatura. Por lá, o protagonista irá explorar a cultura e a gastronomia para mostrar como essa ancestralidade influenciou os pratos brasileiros.

Ao todo, estão previstos quatro episódios em que o chef fará uma incursão por ruas e feiras livres do país africano para descobrir sabores, temperos e pratos típicos que se assemelham aos nossos. E também irá percorrer restaurantes de chefs locais, para experimentar as novidades da gastronomia contemporânea de Benim.

Além disso, a viagem irá render uma série de matérias editoriais, para desdobrar e repercutir as descobertas do chef. E novas personalidades convidadas irão participar de mais uma rodada de reportagens especiais, investigando sua ancestralidade. Tudo isso com amplificação nas redes sociais de UOL ECOA (que somam mais de 180 mil seguidores) e de influenciadores convidados.

Lançado em 2021, o Projeto Origens foi vencedor do prêmio “Respeito e Diversidade” do Ministério Público naquele ano. A jornada partiu do mapeamento do DNA de 20 personalidades brasileiras para resgatar as origens da negritude no Brasil. Entre elas, a ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos, o sambista Péricles e as jornalistas Maju Coutinho e Aline Midlej.

Em seguida, foi a vez de famílias passarem pela experiência, como as do músico Carlinhos Brown, da atriz Camila Pitanga e da então vereadora, hoje deputada, Erika Hilton. Além disso, foi produzido um minidocumentário sobre a família do cantor Gilberto Gil. Essas histórias foram publicadas entre 2021 e 2022.

Além disso, a partir das conversas movimentadas pelo projeto, foram realizados dois eventos híbridos, com debates e depoimentos em estúdio e no digital, transmitidos ao vivo. A live “Nossos Passos Vêm de Longe” fez um resgate histórico da construção de ideias de pessoas negras, em novembro de 2021. E o evento “As histórias que nos trouxeram até aqui” deu protagonismo a casos de pessoas negras que buscaram familiares distantes para resgatar suas identidades, em outubro de 2022.

Em seguida, no período da Copa do Mundo FIFA de 2022, o projeto entrevistou ex-jogadores de futebol bem conhecidos do grande público, como Cafu, Grafite, Ramires e Ronaldo, para falar de suas descobertas com o teste de DNA.

Marcas aliadas

O Projeto Origens abraça a participação de marcas que entendem a relevância do tema para um mundo melhor, sem racismo. É possível participar dessa conversa por meio de patrocínio e mídia em diversos formatos, menção, marketing de influência, além de ter acesso a formatos customizados de conteúdo, em branded content.

Para mais informações sobre como marcas podem somar nessa jornada, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo