_Branding

Prêmio Inspiradoras 22 revela vencedoras e incentiva protagonismo feminino  

Imagem: UOL

As vencedoras do Prêmio Inspiradoras 2022

As vencedoras do Prêmio Inspiradoras 2022 – realizado anualmente por Universa UOL e Instituto Avon – foram conhecidas na noite desta terça-feira (20), em evento na Casa Natura Musical, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo UOL. São mulheres que se destacam na luta para transformar a vida de outras brasileiras, com foco em três principais causas: enfrentamento à violência contra a mulher, atenção ao câncer de mama e equidade de gênero.

A festa, comandada pela chef e apresentadora Paola Carosella, contou com participações da cantora Negra Li e das apresentadoras Sabrina Parlatore e Monica Iozzi, como madrinhas das causas. E também com apresentações da escritora Liana Ferraz, que leu poesias de sua autoria, e da cantora Paula Lima, atração musical da noite.

Conheça as vencedoras:

Enfrentamento à violência contra a mulher

Jaqueline Kunã Aranduhá, liderança indígena e coordenadora do Mapa da Violência contra a Mulher Indígena, venceu na categoria Acesso à Justiça. Anne Cleyanne Alves, fundadora da Associação Filhas do Boto Nunca Mais, em Porto Velho (RO), foi reconhecida na categoria Conscientização e acolhimento.

Equidade de gênero

Amanda Oliveira, fundadora do Instituto As Valquírias, que atua em frentes que vão da educação à moradia digna em São José do Rio Preto (SP), foi a vencedora na categoria Igualdade e autonomia. Gabi Oliveira, youtuber que traz à tona discussões como colorismo, cotas raciais e impacto do racismo na autoestima da mulher negra, foi premiada na categoria Influenciadoras.

Atenção ao câncer de mama

Carolina Magalhães, que criou o movimento “Se cuida, preta”, para promover o autocuidado e incentivar os exames de prevenção, levou o prêmio na categoria Informação para a Vida. Anna Gabriella Antici, economista que criou o Instituto Protea, que agiliza o atendimento de mulheres de baixa renda com câncer de mama, saiu vencedora da categoria Inovação em câncer de mama. E a enfermeira Magda Queiroga, que criou um ambulatório itinerante no Ceará, venceu na categoria Representantes Avon.

Homenageada hor concours

As ganhadoras foram escolhidas por um corpo especializado de jurados e também por uma votação online aberta para o público em geral. Além delas, foi revelada a homenageada hors concours, Anielle Franco, que levou o troféu por seu árduo trabalho em defesa da democracia à frente do Instituto Marielle Franco.

Propósito institucional

Imagem: UOL
Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL, e Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon

Como cocriador do evento, o Instituto Avon participou do projeto desde a sua concepção – com a definição das causas que refletem os valores e os propósitos da marca. “Como uma organização que atua para que as mulheres vivam de forma saudável, livre de violência e em seus próprios termos, temos como propósito transformar a vida delas por meio do investimento social focado na atenção ao câncer de mama e o enfrentamento às violências contra meninas e mulheres”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, que participou da abertura do evento.

Segundo ela, prêmios como o Inspiradoras são essenciais para que o instituto siga sua jornada, de maneira coletiva. “Promovendo o protagonismo e o empoderamento feminino, ao mesmo tempo em que reconhecemos perfis extraordinários que se dedicam a transformar a realidade da população feminina do país”, afirma.

Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL, diz que a plataforma Universa se orgulha em jogar luz nas histórias de mulheres inspiradoras e seus projetos transformadores. “Reconhecer e ampliar o alcance de suas trajetórias não é simplesmente uma recompensa: queremos ajudar a fortalecer seus empreendimentos, atrair novos apoiadores, fazer com que seus esforços alcancem cada vez mais beneficiados”, diz.

Além do Instituto Avon, como parceiro e patrocinador, a festa de premiação contou com marcas apoiadoras como Latam Airlines, Uber, Accor Live Limitless, Inovini Vinhos e Zena Caffe.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo