_Branding

Marcas brilharam nos quesitos conteúdo e ativação no CarnaUOL

O CarnaUOL é uma plataforma completa de conteúdo e entretenimento, que gera oportunidades de ativação, brand experience, branded content e entrega de mídia em grande volume para as marcas. É badalação no CarnaUOL Camarote N1 da Sapucaí, folia no Festival CarnaUOL em São Paulo e também cobertura editorial do Carnaval nas principais capitais do país.

Enquanto a festa rola animada, os patrocinadores brilham. O blog UOL AD_LAB listou 5 momentos em que as marcas foram nota 10 nos quesitos conteúdo e ativação neste CarnaUOL.

1. Com Matheus Mazzafera, na Sapucaí


O youtuber Matheus Mazzafera acompanhou de perto os bastidores do CarnaUOL Camarote N1, o point da ferveção das celebridades na Marquês de Sapucaí. Ele comandou as entrevistas mais reveladoras e divertidas do Carnaval do Rio, com Bruna Marquezine, Sabrina Santo, Luciana Gimenez, Val Marchiori e outros famosos direto do estúdio do CarnaUOL — montado exclusivamente para os dias da folia.

Em todos os momentos, as marcas estavam presentes no cenário. Em 2019, os vídeos produzidos no Carnaval alcançaram 3 milhões de visitantes únicos (três vezes mais que em 2018). Eles realizaram 3.8 milhões de visitas (alta de 280%). O tempo médio gasto foi de 1:37 minuto.

2. Mimando o público do CarnaUOL Camarote N1

Foram três dias (3, 4 e 9 de março) em que o público circulou ao lado das personalidades e famosos no CarnaUOL Camarote N1 e também foi mimado pelas marcas patrocinadoras. Listerine e Magazine Luiza garantiram ambientes para selfies e gifs divertidos. Camarins para a make perfeita foram garantidos por O Boticário Intense, e para o penteado arrasador, pela Tresemmé. Cacau Show, Club Social e Trident encheram a festa de sabor com sampling de picolés, biscoitos e gomas de mascar.

3. Mandando um branded content certeiro

Patrocinadores do CarnaUOL, Amstel, Listerine e Tresemmé amplificaram o alcance de suas ativações produzindo conteúdo de marca. Amstel ofereceu um guia dos bloquinhos mais quentos e charmosos de São Paulo, Rio e BH, em 2019. A Listerine trouxe dicas para curtir ao máximo os dias de festa, preservando as energias. E a Tresemmé criou um tutorial de penteados para arrasar na folia.

Outros anunciantes também investiram em branded content temáticos. A Prefeitura de São Paulo divulgou a infraestrutura que acompanhou os blocos na cidade. O Carnavalito — festival pré-carnaval de Salvador — promoveu um guia da festa e das atrações da cidade. E a cerveja Itaipava antecipou os agitos e as celebridades confirmadas em seu camarote na Sapucaí.

4. Banho de energia no Festival CarnaUOL de SP

Imagem: Mariana Pekin/UOL
Em São Paulo, a sexta edição do Festival CarnaUOL, no período pré-folia, contou com o axé de Banda Eva e Bell Marques, o funk de Ludmilla, o sertanejo da dupla Maiara e Maraísa, e a música eletrônica dos DJs Alok, Bruno B e Luísa Viscardi. E reuniu mais de 30 mil pessoas.

Amstel, a cerveja oficial do evento, O Boticário, Listerine, Hoteis.com, MagazineLuiza.com, Smirnoff Ice, Olla, Club Social, Motorola, SmartFIT, TIM, Trident, Cacau Show, PagSeguro e Clube UOL foram as patrocinadoras deste ano. E realizaram ações de brand experience, ativação e presença de marca supercriativas.

5. Experiências que viraram conteúdo


As experiências de marca no CarnaUOL Camarote N1 viraram conteúdo divertido e animado, com participação do público. Quem fez a make com O Boticário Intense, o penteado com a Tresemmé, renovou o hálito com Listerine, ou foi até a chinelaria da Trident protagonizou as narrativas. Os conteúdos produzidos em vídeo foram veiculados no Instagram do UOL AD_LAB.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo