_Branding

Hashtag de UOL Esporte, #Hexabilidade traduz vibração da torcida na Copa

2018, ano de Copa do Mundo. O clima pode até ser gelado na Rússia, mas, por aqui, uma conjunção de fatores alimenta a febre e o sentimento de que “agora, vai”. Com o técnico Tite no comando da seleção brasileira — uma equipe aguerrida, unida e carismática que conta com feras como Neymar, Gabriel Jesus e Felipe Coutinho –, o hexacampeonato parece estar mais próximo desta vez. Isso é #Hexabilidade. A hashtag, lançada como identidade do UOL Esporte nas redes sociais para a Copa de 2018, procura traduzir esse clima positivo em torno de uma seleção que chega ao Mundial com tudo a seu favor.

“Faz muitos anos que a seleção brasileira não vai para a Copa do Mundo numa situação tão favorável. Já fomos favoritos algumas vezes, mas a dimensão que o Tite deu para esta seleção brasileira é algo que a gente nunca viu. Por isso achamos muito importante aproveitar esse momento para engajar e trazer esse público para dentro do UOL”, afirma Jorge Correa, editor de UOL Esporte.

A escolha da hashtag envolveu um trabalho conjunto entre diversas equipes do UOL, desde a editoria de Esporte, até os times de marketing e de redes sociais, segundo o editor. “A gente fez um brainstorm gigante e entendeu que, para atrair pessoas para as nossas redes sociais, deveríamos usar uma hashtag que não necessariamente levasse o nome do UOL.” Seria mais orgânico emplacar um termo que expressasse o clima da torcida em vez da marca, de acordo com ele.

A ideia com a #Hexabilidade é entrar nesta Copa do Mundo com força nas redes sociais para alcançar o público jovem. Para divulgar com mais força a hashtag, ferramentas de automação foram criadas para que, toda vez que alguém twittar um link de UOL Esporte, o termo seja postado junto. Assim, a hashtag é impulsionada naturalmente pelos próprios leitores que compartilham o conteúdo do UOL sobre Copa.

Segundo Jorge, o uso de #Hexabilidade tem o objetivo de aproximar a audiência dos conteúdos de UOL Esporte por meio da identificação de um momento da torcida, sem interferir na isenção editorial. “O UOL tem como marca jornalística uma visão séria e crítica dos fatos”, afirma o editor. Perceber uma maior expectativa do público em relação à seleção hoje faz parte do retrato da realidade. E isso não interfere na cobertura editorial sobre o desempenho de todas as equipes, inclusive da brasileira.

A hashtag #Hexabilidade foi lançada pelo UOL Esporte na ocasião do sorteio das chaves dos jogos, no início de dezembro de 2017. E já segue sendo divulgada em todos os conteúdos postados nas redes sociais de UOL Esporte (Twitter, Facebook e Instagram), quando o assunto é Copa do Mundo.

O UOL Esporte emplaca seguidos recordes de audiência na cobertura de eventos esportivos. Na Copa de 2014, alcançou 39 milhões de pessoas (88% acima da média mensal), e sua audiência cresceu mais do que a de sites com direitos de transmissão (30% contra 16%). Nesta Copa, a expectativa é superar esses números. Serão 24h por dia de conexão com a audiência — que atinge 76% da internet brasileira –, levando muito conteúdo de cobertura e especiais de qualidade, com o melhor time de jornalistas e de comentaristas. Lives na plataforma e nas redes sociais, tabela interativa, placar renovado, central de figurinhas e aplicativo compõem diversas oportunidades de mídia em grande volume e muita visibilidade para os anunciantes parceiros.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo