Um dos desafios atuais para a publicidade digital é dar escala para a personalização dos anúncios. Com a riqueza de dados à disposição, saber onde encontrar públicos-alvos específicos já é commodity, mas entregar em massa mensagens que conversem com cada perfil de forma única, ainda é um ponto não solucionado para muitos anunciantes e agências. Isso porque tempo e custo de produção de múltiplas peças publicitárias para alcançar simultaneamente públicos diversos podem ser inviáveis.
Mas recursos para atender a essa necessidade já existem, embora ainda pouco difundidos. É o caso do DCO (Dynamic Creative Optimization), ferramenta que permite criar versões diferentes de anúncios para cada nicho de consumidor. Com uma vantagem: as peças publicitárias mudam de forma dinâmica na entrega, reduzindo tempo e custo de criação, tornando as campanhas mais eficientes.
Isso é possível porque todas as peças são produzidas a partir de templates. O criativo é montado, por exemplo, com uma imagem principal, a partir da qual podem variar cenários, cores, contextos, planos de fundo e mensagens. Na distribuição, as variações são alteradas de modo automático, conforme o público-alvo, usando a inteligência de dados.
Com isso, marcas conseguem lançar campanhas digitais amplas, mas que conversam com diferentes perfis de público de modo mais identificado. Essa solução é encontrada no DynAd, tecnologia de gestão de mídia do UOL. O adserver gerencia a entrega de mídia em qualquer canal de compra.
Em termos de resultados, a solução também se mostra muito eficiente. Com o mesmo CPM (custo de impressão) é possível gerar mais CTR (taxa de cliques), ou seja, com o mesmo volume de mídia distribuído, a campanha fica mais atrativa e gera mais cliques. Nas estratégias de retargeting, por exemplo, é possível aumentar de três até oito vezes o índice de geração de cliques. A explicação é que a personalização do anúncio aumenta o grau de identificação do público com a mensagem. A solução também dá escala campanhas personalizadas de fidelização e prospecção.
Além disso, a centralização do controle das campanhas num adserver ajuda as marcas a terem um entendimento de toda a jornada do consumidor, desde o primeiro impacto até a conversão. Com o DynAd, por exemplo, as marcas têm acesso a relatórios de diferentes modelos de atribuição para mapear todos os pontos de contato e assim melhorar a eficiência das campanhas. O recurso é nativo e sem custo adicional.
Outra vantagem da plataforma é que agência e anunciante têm o controle das peças publicitárias a serem distribuídas, não sendo necessário enviar individualmente para cada veículo. Como a entrega da mídia é feita por meio de tags, qualquer atualização necessária nos anúncios pode ser feita na hora, de forma autônoma, via adserver.