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Eleições: UOL entrega conteúdos especiais em ano com pautas urgentes

Mais da metade dos internautas brasileiros (53%) se interessa por temas relacionados à política, segundo dados de abril do TGI Clickstream, que cruza métricas demográficas e de hábitos de consumo com informações de audiência da ComScore. A internet é o primeiro lugar onde a maioria (89%) busca informações. E 84% dizem checar as fontes de informações que recebem para saber o que é falso ou verdadeiro.

E o UOL, como referência de informação de qualidade, está com o radar eleitoral ligado. Para ajudar o público a compreender o cenário político-econômico brasileiro, num contexto complexo e de pautas urgentes, realiza uma cobertura multiplataforma das Eleições 2022, com séries de reportagens especiais, podcast/videocast, dossiês, debates e sabatinas com candidatos.

São conteúdos em múltiplos formatos que começam a destrinchar o tabuleiro da pré-campanha, e acompanham de perto os desdobramentos políticos durante todo o período eleitoral e apuração. Sempre comprometido com a veracidade dos fatos e com a transparência, o UOL traz novos formatos de conteúdos e riqueza de abordagens.

Veja como serão os especiais da cobertura de UOL Eleições:

Pré-campanha

Desde março, o videocast/podcast “Radar das Eleições” entra no ar às terças-feiras, com um time de jornalistas de referência. Apresentado por Fabíola Cidral, em companhia de Thaís OyamaKennedy Alencar Carla Araújo, colunistas e repórteres especiais do UOL, o programa traz informações de bastidores, análises de candidatos, candidaturas e ponderações sobre as últimas pesquisas de intenção de voto.

Além da cobertura factual dos eventos políticos, a equipe de reportagem do UOL prepara dossiês dos principais pré-candidatos e séries de reportagens com temas como: quem manda nos cofres dos partidos, bastidores de campanhas, questões econômicas e o que pensam brasileiros sobreviventes da Covid-19 nesta eleição.

Campanha eleitoral

Durante a campanha eleitoral, os conteúdos especiais se aproximam dos candidatos à presidência, governos de Estado, Senado e Câmara Federal, com séries de reportagens mapeando as candidaturas e mostrando a viabilidade dos programas. Além disso, serão realizadas sabatinas regionais e debates com candidatos à presidência e ao Senado.

E mais séries especiais em vídeo estão programadas, buscando olhares aprofundados sobre o perfil do eleitor brasileiro e o que ele pensa da economia, além de tratar questões diplomáticas, mobilização política, desmatamento e muito mais.

Temas do ano

Analisando o social listening, o report “O pessimismo da razão”, realizado pela Tato, braço de insights da Mutato, mostra que os assuntos com maior relevância neste período pré-eleitoral são: Economia, Fome, Democracia, Brasil Pós-Covid, Crise climática e Desigualdades. “Se em 2018 tínhamos uma disputa de valores, neste ano devemos esperar que o debate seja centrado no discurso de como a vida pode melhorar”, diz o documento.

Isso também interessa às marcas, aponta o relatório, por serem temas que estão diretamente relacionados a problemas concretos e materiais da população. “Ainda que não entremos em conversas para discutir o valor da gasolina na bomba, é importante pensar que conversar com as pessoas em 2022 passa pelo contexto social, político e econômico.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Julianne Rodrigues
Gerente responsável: Marina Assis/ Gerente Geral: Karen Cunsolo