_Branding

Consciência negra: Projeto Origens se amplia com evento e nova temporada

Imagem: Arte/UOL

No mês da consciência negra, o Projeto Origens, do UOL, irá se desdobrar em diversas frentes, com o objetivo de contribuir nas conversas sobre ancestralidade, cultura e antirracismo. Entre os novos conteúdos previstos estão reportagens especiais, um dia de evento com bate-papos ao vivo com referências negras, além de uma nova temporada da série documental.

Lançado em abril deste ano, o Projeto Origens levou o primeiro lugar no prêmio “Respeito e Diversidade”, do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), com o especial: “Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai”. Na série de conteúdos multiplataforma, 20 personalidades brasileiras negras fizeram testes de DNA para mapear de onde vieram seus ancestrais.

“Do vereador paulistano Fernando Holiday à ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos, e do sambista Péricles às jornalistas Maju Coutinho e Aline Midlej e às escritoras Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz, todos disseram que conhecer origens há tanto esquecidas transmite uma sensação incomparável de pertencimento”, afirma Helton Simões Gomes, editor de diversidade do UOL, na abertura da série.

Neste novo momento do projeto, desde outubro o tema já começa a se aquecer, por meio de uma série de reportagens que contará a história das “Cabeças negras por trás da consciência”. Em novembro, a iniciativa se aprofunda, com a segunda temporada de Origens. A série multiplataforma, que nasceu em Tilt UOL, vertical de tecnologia, foca agora nas perspectivas sociais do tema dentro de ECOA UOL, plataforma de focada em transformação social e ambiental.

Para isso, vai mais fundo na investigação de DNA. Em vez de mapear a origem de uma personalidade por reportagem, serão grupos familiares. Ao todo, quatro famílias contarão suas histórias de como foram impactadas, como grupo, pelas descobertas e o que isso representa para o resgate ancestral.

o Evento Origens será um dia de debates, previsto para o dia 18 de novembro. Deve contar com a abertura de um keynote speaker, para falar sobre ancestralidade e formação de identidade no Brasil. Mais cinco painéis de debates virão em seguida, movimentando conversas sobre os temas Empreendedorismo, Cultura, Política, Identidade Negra, e Matriz Africana.

As discussões serão ao vivo, com transmissão real-time multiplataforma, nos canais de ECOA UOL, nas redes sociais e com destaque na Home do UOL. Todo o conteúdo fica disponível on demand no UOL Play, a grade de programação de vídeos do UOL.

Marcas participam

A Projeto Origens abraça a participação de marcas que entendem a relevância do tema para um mundo melhor, sem racismo. É possível entrar nessa conversa por meio de patrocínio e mídia em diversos formatos, com exposição ao vivo e on demand, menção, marketing de influência, além de ter acesso a formatos exclusivos de publicidade, como content break (vídeos com os apresentadores no ambiente do evento). Há ainda a possibilidade de realizar produtos customizados de conteúdo, em branded content.

Para mais informações sobre como marcas podem somar nesse debate, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis/ Gerente Geral: Karen Cunsolo