Por Marcello Binda, head of Agency
Concentrar todas as etapas do funil de vendas em um publisher pode ser vantajoso para campanhas de publicidade online. O investimento rende, mídia e conteúdo ficam mais certeiros e a visão da jornada do consumidor é total.
Funil de vendas é a sequência de etapas pelas quais o comprador passa, desde o primeiro contato com o produto até a transação final. Para cumprir todas elas, a campanha deve atrair visitantes e prospectar clientes para a marca (awareness e consideration); criar planos de ação e retargeting (purchase) e atuar na conversão e pós-compra (retention e advocacy).
O publisher precisa ser completo para atuar em todo o funil: produzir conteúdo confiável e entregar soluções de mídia e tecnologia. E também ser capaz de acompanhar a jornada do consumidor do início ao fim.
O UOL tem soluções para cada fase do funil. Com o UOL AD_LAB, tecnologia, mídia e conteúdo trabalham integrados, gerando dados e conhecimento para alcançar o target de forma precisa. Quanto maior a sinergia, há mais benefícios de concentrar a estratégia em um publisher. Entenda três:
- Maior rentabilidade
Se uma marca entende que o publisher colabora em todas as fases do funil de vendas, ao centralizar a verba, o investimento rende mais do que na compra isolada.
- Soluções de conteúdo e mídia personalizados
Um publisher que sabe usar ferramentas de business intelligence entende melhor seu público e entrega conteúdo adequado para cada target, que pode ser branded content, criação e cobertura de eventos, entre outros. E também soluções de mídia, como distribuição de links patrocinados, native ads, e criação de formatos e placements específicos.
- Visão total da jornada do consumidor
Quando um publisher participa de todas as etapas do funil, é possível acompanhar a jornada do consumidor do início ao fim. O cliente é trackeado desde o momento de primeiro contato com a marca até a conversão ou dispersão. Assim, quando ele coloca um produto no carrinho mas não compra, com tecnologia de dados é possível identificar o porquê da desistência, e criar um plano de ação para o retargeting em tempo hábil.
Com 100 milhões de usuários mapeados, uma das bases mais robustas do mercado nacional, o UOL oferece soluções adequadas para cada uma das etapas do funil de vendas.