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Relatório aponta formas de remodelar experiências do consumidor na saúde

Imagem: National Cancer Institute/Unsplash

As soluções baseadas em inteligência artificial tendem a avançar para auxiliar na personalização do consumidor na área de saúde, remodelando a forma como os as pessoas se envolvem com os serviços médicos, segundo aponta o relatório “Harnessing AI to reshape consumer experiences in healthcare”, da McKinsey & Company.

A tecnologia tem o potencial de reimaginar a experiência do consumidor (CX) e melhorar o engajamento de maneiras que não eram possíveis até alguns anos atrás. Ela pode ajudar a habilitar o atendimento personalizado, aumentar a transparência e a simplicidade e garantir que os consumidores possam assumir o controle de suas decisões relacionadas à saúde e bem-estar”, afirma Jenny Cordina, parceira da McKinsey, que assina o documento

O relatório aponta que, no entanto, a área da saúde ficou atrás de outros setores na adoção da tecnologia digital, até por conta das barreiras legais necessárias para manter a privacidade dos pacientes. Com isso, o principal desafio tecnológico atual para a utilização da IA na saúde, do ponto de vista do consumidor, tem sido buscar formas de extrair insights de dados não estruturados para produzir experiências para jornadas variáveis.

“A IA tem potencial para reformular toda a jornada de saúde para os consumidores. Eles experimentam o cuidado em várias frentes e, embora as etapas de cada uma não precisem ser cronológicas, ou iguais para cada indivíduo, oferecem oportunidades para a IA melhorar a experiência.”

Veja formas de melhorar a experiência do consumidor em saúde, segundo a McKinsey:

Envolvimento em cuidados e bem-estar

Com foco em um público que busca um estilo de vida saudável para tratar enfermidades, as IAs podem ajudar a criar experiências personalizadas que contribuam para mitigar riscos de doenças, com auxílio de equipamentos wearable capazes de mapear dados clínicos. “As ferramentas podem prever riscos clínicos e comportamentais para os indivíduos, e a IA generativa pode adaptar programas de bem-estar e personalizar mensagens, sugerindo os próximos passos”, afirma o relatório.

Facilitação de atendimento médico

Pensando nos processos de consultórios e clínicas, a IA pode ajudar a reduzir lacunas de agenda produzidas por falta de comparecimento em consultas. Do lado do paciente, esse problema produz espera desnecessária no atendimento, o que pode levar ao agravamento da sua condição. Nesse sentido, essa agenda pode ser otimizada com IA. As ferramentas podem desde enviar lembretes de confirmação com antecedência e, quando os compromissos são cancelados, oferecer opções para reagendar.

Melhora na qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento é um dos influenciadores mais importantes da satisfação. E consultas médicas muito curtas, de cerca de 15 minutos, muitas vezes são consideradas insuficientes para um cuidado de alta qualidade. Para melhorar a qualidade desse tempo, a IA oferece soluções intrigantes otimizando o tempo que o médico usa para escrever o prontuário. “Uma maneira de melhorar essa experiência é usar a tecnologia de escuta ambiente com IA, permitindo que os médicos se concentrem totalmente nas preocupações e perguntas de seus pacientes, enquanto a ferramenta toma notas.”


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