_Brainstorm

Para baixar: ‘Guia Cannes Lions 2023’ detalha categorias e traz curadoria de painéis 

Imagem: Valery Sharifulin / TASS

Maior festival da publicidade mundial, o Cannes Lions chega à sua 70ª edição em 2023. Entre os dias 19 e 23 de junho, os trabalhos mais criativos do globo produzidos no último ano serão premiados no Palais des Festivals, em Cannes. Para acompanhar o melhor do festival, presencialmente ou no digital, o UOL Para Marcas oferece ao mercado o “Guia Cannes Lions 2023”, com curadoria realizada pela GoAd Media.

O documento, que pode ser baixado gratuitamente aqui, traz um panorama do festival, que passou por transformações ao longo das últimas décadas. Para acompanhar a evolução da indústria da comunicação, o Cannes Lions foi aumentando cada vez mais o escopo da premiação.

Este ano, a novidade é a estreia da área de Entertainment for Gaming para a distribuição dos leões, acompanhando a audiência e o protagonismo conquistado pelas plataformas de jogos nos planos estratégicos das marcas.

“Vimos o número de vencedores do Cannes Lions que apresentaram trabalhos com games aumentar 74% nos últimos cinco anos. Com base na velocidade com que esse espaço está evoluindo e na crescente relevância que o Gaming agora mantém na comunidade de marketing criativo, isso parece uma progressão natural”, disse Simon Cook, CEO do festival, na ocasião do anúncio da nova frente.

O Guia detalha todas as 30 categorias da premiação. Em cada uma delas, destaca integrantes brasileiros do júri. Ao todo 31 profissionais brasileiros – atuando no país e no exterior – irão avaliar os trabalhos inscritos.

Entre eles, estão Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação em conteúdo da Globo, que presidirá o corpo de júri para Social & Influencer; Felipe Silva, sócio e diretor de criação da agência Gana, como jurado de Creative Data Lions; e Joana Mendes, presidente do Clube de Criação, como jurada de Entertainment Lions. Essas nomeações podem ser interpretadas como uma resposta de Cannes Lions ao problema da falta de diversidade racial brasileira no júri do festival, alvo de críticas na edição passada.

Além da entrega dos leões, Cannes Lions apresenta também outras duas grandes áreas: conferência sobre movimentos e tendências da indústria da comunicação, com programação com apresentações e palestras – ao todo são mais de 400 speakers –, e treinamento para profissionais.

Para ajudar na escolha do que acompanhar, o “Guia Cannes Lions 2023” apresenta uma curadoria especial de sessões e premiações que valem à pena assistir este ano. Entre os destaques, “Learn the Language of Brazilian Favelas”, com Celso Athayde, da Central Única das Favelas, no dia 19. E a homenagem ao cineasta Spike Lee, como Creative Maker of the Year, no dia 23.

Direto do Palais des Festivals, a GoAd Media irá compartilhar insights diários em suas redes. Após o festival, o trabalho de curadoria de tendências e aprendizados será consolidado em um relatório, para ser oferecido gratuitamente ao mercado pelo UOL Para Marcas. Roadshows sobre os principais temas do ano também serão preparados para visitar marcas e agências parceiras. O UOL ainda patrocina a cobertura editorial do Cannes Lions 70 pelo Meio&Mensagem, com as principais notícias sobre o evento.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo