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Pandemia desafiou marcas a melhorar qualidade de conteúdo, diz report

Imagem: Shvets Production/Pexels

A qualidade e a consistência dos conteúdos publicitários se tornaram temas dominantes na estratégia de comunicação de marcas, que se viram desafiadas no contexto da pandemia. Essa é uma das constatações apontadas no white paper “2021: The Year of Brand Consistency, Efficiency & Agility”, elaborado pela agência Dentsu a partir de pesquisa realizada com 200 profissionais de marketing nos EUA e Reino Unido. O objetivo foi compreender como o contexto atual tem impactado na produção de conteúdo.

De acordo com o estudo, 84% dos entrevistados consideram a geração de conteúdo durante a pandemia como um desafio, e três quartos dos profissionais de marketing consultados concordam que estão mais exigentes em relação à qualidade do material produzido nos últimos 12 meses.

Em relação às estratégias de mídia, 86% dos entrevistados relataram ter realizado alguma alteração provocada pela pandemia. Para 85% dos respondentes, a covid-19 foi apontada como fator determinante que ampliou a necessidade de conteúdo criativo de alta qualidade para impactar as pessoas. E 84% notaram que o contexto pandêmico exigiu maior agilidade na criação.

Esse nível de qualidade sobe para responder às expectativas dos clientes. As circunstâncias da pandemia, aponta o relatório, deram impulso a comportamentos de público já latentes, como uma maior exigência dos consumidores por experiências de marca consistentes do início ao fim da jornada.

“Os consumidores querem mais do que apenas experiências transacionais desconexas. Em vez disso, buscam interações significativas e envolvimento com marcas que consistentemente demonstram valores que se alinham com os seus em todas as interfaces”, diz o documento.

A importância da consistência da mensagem da marca na criação de conteúdo ao longo da jornada foi fortemente refletida nas opiniões dos profissionais de marketing ouvidos pela pesquisa, com 88% dos respondentes reconhecendo esse aspecto como crucial para se manter em todos os pontos de contato.

Esse é um critério que impacta diretamente no resultado das campanhas, segundo o report. Para 84% dos profissionais de marketing consultados, uma experiência de marca consistente e de alta qualidade é essencial para o desempenho de vendas e o crescimento dos negócios.

Para responder a esses desafios, os profissionais de marketing identificaram que é preciso realizar mudanças no processo de trabalho. Oito em cada dez entrevistados apontaram a necessidade de uma infraestrutura centralizada. Além disso, para atender a essas demandas, mais de 80% dos profissionais de marketing revelaram uma maior dependência da tecnologia para automatizar processos.


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