_Brainstorm

Oferecimento UOL: Guia SXSW 2022 ajuda a navegar pelo festival de inovação

Está chegando a edição 2022 do SXSW (South by Southwest), principal festival de inovação do mundo, que será realizado de 11 a 20 de março. Cancelado em 2020 e totalmente digital em 2021, este ano o evento retoma atividades presenciais pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19. Aos que vão a Austin, no Texas (EUA), assistir de perto à volta do festival, o UOL oferece o Guia SXSW 2022, em parceria com a GoAd Media.

O documento, que pode ser baixado gratuitamente, traz dicas para montar a programação, mapa e locais de apresentações. Além disso, aponta os cinco grandes temas do ano e explica as 15 tracks temáticas que dão eixo às atrações do festival. O guia também sugere um roteiro descolado com os hot spots para comer, se divertir e realizar compras.

Ao longo do festival, os perfis do UOL para Marcas no Instagram e LinkedIn irão realizar cobertura diária do SXSW, trazendo insights relevantes para o mercado publicitário. Além disso, com  curadoria da GoAd Media, serão preparados conteúdos pós-evento, como white paper, eventos e roadshows com os principais aprendizados.

O festival ainda não promete sua efervescência habitual. O SXSW 2022 irá experimentar um formato híbrido – unindo apresentações e ativações presenciais a palestras de grandes nomes transmitidas por streaming. Mas o pensamento de ponta estará lá: o guia destaca alguns dos key speakers mais esperados da edição, entre eles, Reggie Fils-Aimé, ícone da indústria gamer, e Rohit Bhargava, fundador da Non-Obvious Company, que irá apresentar previsões não óbvias de marketing e diversidade

Segundo José Saad Neto, head de insights da GoAd, os grandes festivais lançaram formatos digitais nos últimos dois anos e se tornaram mais acessíveis. Mas são as trocas presenciais que produzem a mágica do pensamento inovador. “As grandes tendências não surgem só em torno de uma agenda predefinida, mas do encontro de mentes ali reunidas naquele mesmo espaço e tempo.”

Veja os cinco grandes temas do ano, no SXSW:

1. Discovering the undiscovered

O festival mostra como a inovação de ponta pode trazer soluções para problemas da humanidade, como o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, por exemplo. Além disso, aponta ferramentas de criatividade que reconfiguram a experiência humana.

2. Built for the future

Construir um mundo melhor é uma questão de sobrevivência. Dentro desse mote, a programação chama a atenção para a necessidade de acelerar mudanças em prol de um futuro sustentável e regenerativo.

3. We’re all connected

Essa frente do festival mostra que, a exemplo da pandemia, os problemas do planeta ultrapassam fronteiras, expondo o quão limitante é o protecionismo das nações. Nesse sentido, a cooperação multilateral e os compromissos de longo prazo são vitais.

4. The evolving media landscape

Trata da sinergia de experiências no presencial e digital, passando pela promessa do metaverso e de novas plataformas que empoderam a criatividade digital. É também um momento sem precedentes de manipulação e desinformação.

5. The power of inclusivity

Incorporar pontos de vista diversos contribui para uma sociedade melhor, mas há desafios. O festival, a partir de diferentes experiências e perspectivas, revela alternativas para evitar o groupthink e encontrar novas soluções para velhos problemas.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo