_Brainstorm

Grandes festivais de inovação e criatividade ajustam calendário no 1º semestre de 2021 

Imagem: Divulgação

Após um ano em que grandes eventos acompanhados pela indústria publicitária foram para o digital com novas datas, 2021 volta a ajustar seu calendário. Com isso, CES, SXSW e Cannes Lions — três festivais de inovação e criatividade que ditam tendências globais —  movimentam o primeiro semestre, trazendo uma profusão de insights para a retomada no pós-pandemia. Os formatos, no entanto, ainda seguem afetados pelo impacto da covid-19.

Veja como ficam os grandes festivais em 2021:

JANEIRO: CES 2021

O ano já começa com uma série de soluções tecnológicas que devem mexer com os hábitos de consumo, apresentadas pela CES (Consumer Electronics Show) 2021, que vai de 11 a 14 de janeiro. A maior feira de tecnologia do mundo, que acontece tradicionalmente em Las Vegas, conseguiu escapar do lockdown em 2020. Mas, neste ano, se apresenta no formato digital pela primeira vez em 54 anos, em uma plataforma criada em parceria com a Microsoft.

O contexto da pandemia, claro, aparece na tônica de muitos lançamentos, com empresas como Samsung e LG apresentando tecnologias para ajudar as pessoas a lidar com os impactos da covid-19 dentro de casa e no trabalho. Além disso, máscaras de alta tecnologia, purificadores de ar inteligentes, além de alto-falantes e lâmpadas UV-C para desinfetar ambientes estão entre as novidades. Chamam a atenção ainda soluções de reúso de celulares e o avanço da internet das coisas, com o 5G, que apontam novas formas de relação entre pessoas e equipamentos.

MARÇO: SXSW 2021

Pelo segundo ano seguido, o SXSW 2020 (South by Southwest), maior festival de cultura, criatividade e inovação do mundo, será realizado online. O cancelamento do evento às vésperas da abertura em março do ano passado levou a organização a criar SXSW Sessions Online, uma série de vídeos semanais que foi alimentada até dezembro, com nomes como a futurista Amy Webb, o apresentador de televisão vencedor do Emmy, Stephen Colbert e o curador de tendências Rohit Bhargava, entre outros.

Para 2021, o SXSW Online promete uma experiência digital completa, com palestras, conferências, exibições de filmes, apresentações musicais e networking de 16 a 20 de março de 2021. Serão sete trilhas temáticas que devem discutir desde as novas urgências deflagradas pela pandemia, passando pelo futuro do capitalismo, dos novos negócios, das artes e entretenimento, e os novos caminhos para a inovação. Os SXSW Online Passes já podem ser adquiridos, atualmente, a uma taxa de US$ 249.

JUNHO: Cannes Lions 20/21

O Festival Cannes Lions, maior festival de criatividade da indústria publicitária, deve premiar neste ano tanto os trabalhos de 2020 como os de 2021. Embora tenha realizado em junho e em outubro passado duas edições do Lions Live, versão digital de conferências previstas na programação de 2020, a premiação com distribuição de leões foi adiada para este ano. A data da edição 2021 do evento segue prevista para de 21 a 25 de junho, presencialmente, no Palais des Festivals. Até agora, não houve anúncio de adiamento, cancelamento ou mudança de formato, embora a compra de passes esteja ainda indisponível.

Os trabalhos elegíveis para o Cannes Lions Awards de cada ano serão julgados separadamente. As inscrições ficam abertas até 15 de abril. O período de elegibilidade para os trabalhos de 2020 é de 1 de março de 2019 a 31 de maio de 2020. Já os elegíveis para 2021 são os transmitidos ou lançados entre 1 de junho de 2020 e 30 de abril de 2021.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo