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Estudo UOL: apreciador de bebida é aberto a novidades e paga por produto premium

Imagem: Fred Moon/Unsplash

Com o retorno dos eventos e dos encontros, o segmento de bebidas alcoólicas vê espaço para crescer no contexto pós-pandêmico. Mas como se comportam esses consumidores hoje? Quais são os novos hábitos? É o que busca investigar o “Estudo de segmentos: Bebidas Alcoólicas”, conduzido pela área de Consumer Insights do UOL.

O levantamento mapeou as preferências tanto de apreciadores de cerveja como também dos que gostam de destilados. E descobriu que ambos estão abertos a experimentar novos sabores, topam pagar mais por produtos de melhor qualidade, atrelam o consumo a eventos em grupo e convencem outras pessoas a acompanhá-los em suas bebidas favoritas.

De acordo com a pesquisa, 51% dos cervejeiros respondentes e 64% dos que curtem destilados gostam de provar novas bebidas alcoólicas. Além disso, 72% dos apreciadores de cerveja e 76% dos que bebem destilados entendem que vale a pena pagar mais por uma bebida de melhor qualidade. A pesquisa cruzou dados do TGI Kantar IBOPE Media com os da audiência UOL.

A maioria dos entrevistados que declararam apreciar bebidas alcoólicas é homem (57% entre os que gostam de cerveja e 59% entre os que bebem destilados). E metade (50%) tem entre 25 e 44 anos, para as duas modalidades de bebida.

Beber é um comportamento gregário, segundo a pesquisa. As ocasiões ideais apontadas para o consumo alcoólico são diversas, mas, na maioria das vezes, a preferência é por estar em grupo.

Para os cervejeiros entrevistados, o bom é tomar uma gelada em festas/comemorações (para 69% dos respondentes), em casa com família e amigos (62%), em casa relaxando (52%) e em shows (52%). Para os que curtem destilados, a boate lidera os lugares ideais para o consumo (41%), seguida de festas e comemorações (40%), shows (31%), em casa com família e amigos (31%) e bares e restaurantes (27%).

A sondagem também avaliou os consumidores conforme quatro perfis de consumo definidos pela Kantar Ibope Media: Vendedores, Conectores, Especialistas e Receptores. A maioria dos apreciadores de bebida é de Vendedores, ou seja, pessoas que possuem grande poder de convencimento sobre suas preferências. O grupo corresponde a 44% dos cervejeiros e 49% dos que bebem destilados.

Os Conectores, ou seja, os que comentam com diversas pessoas sobre os produtos que consomem são o segundo perfil predominante, sendo 25% entre os cervejeiros e 28% entre os que curtem destilados. Os Especialistas, que sabem bastante sobre o produto, são 18% dos cervejeiros e 20% dos que bebem destilados. E os Receptores, que consomem mas não persuadem, comentam ou informam, são 14% dos cervejeiros e 3% dos que bebem destilados.

As marcas mais consumidas entre os cervejeiros entrevistados são Brahma (34%), Heineken (29%), Amstel (22%), Skol (20%) e Budweiser (17%). E o tipo de bebida destilada mais consumida entre os respondentes é vodka (42%), uísque (41%), cachaça/aguardente (32%), gin (30%) e bebidas ice (22%).

 


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