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Branded content: veja conteúdos que acompanham e amplificam histórias de marcas

Branded content tem o poder de criar narrativas e também de acompanhar jornadas, junto com o público. O papel da marca é possibilitar, com a sua presença, que a história aconteça. E, quanto mais verdadeiro e relevante o conteúdo for para as pessoas – seja informando, entretendo ou educando –, mais profunda é a relação que se estabelece com a marca.

Essas histórias ganham ainda mais força quando veiculadas em contextos confiáveis, de qualidade e amplificadas por meio de estratégia de influência, mídia digital e alcance. Veja cases que foram destaques do ano no UOL, que trouxeram informação, entretenimento e educação:

Liga esportiva Nescau – Todo mundo joga, todo o Brasil curte

Para acompanhar a jornada da Liga Esportiva Nescau – maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil –, o UOL Content_LAB produziu uma série de conteúdos, incluindo cobertura de duas etapas, com equipe audiovisual e apresentação de Domitila Becker (colunista de UOL Esporte). O torneio, que reuniu 9 mil jovens, é o único que une modalidades convencionais e adaptadas para jovens PCDs, e essa diversidade foi um dos destaques da ação.

A trajetória começou com o 3º Summit da Liga, evento voltado para a capacitação e valorização dos profissionais de educação física, que contou com a presença da ginasta Daiane dos Santos. E, nas etapas finais, grandes nomes do esporte foram dar uma força aos competidores. Em São Paulo, estiveram Falcão, ídolo do futsal, Raíssa Machado e Verônica Hipólito do paratletismo, e o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do país, entre outros. E, na final de skate, o fenômeno Rayssa Leal acompanhou as últimas manobras em sua cidade natal, Imperatriz (MA).

Vai de Buscopan  – Leveza e humor por um público mais amplo

Para a campanha “Vai de Buscopan”, o UOL Content_LAB produziu um conteúdo educativo e informativo que envolveu os biólogos Mari Kruger e Átila Iamarino. Eles entraram com conhecimento, bom humor e criatividade para ajudar o público a entender como o princípio ativo do Butilbrometo de Escopolamina, presente nos medicamentos Buscoduo e Buscopan Composto, atua no corpo.

Enquanto Mari Kruger produziu uma esquete divertida em suas redes – simulando uma conversa de elevador divertida entre o medicamento e as borboletas no estômago dos apaixonados – Átila Iamarino fez um mapa histórico de como as plantas contribuíram com o surgimento dos medicamentos e da medicina. Além disso, as influenciadoras Nathalia Gibson e Nath Araújo, ajudaram a amplificar a conversa.

SompoCast, com Gloria Vanique – Carisma e credibilidade para engajar decisores racionais

Para estratégias de comunicação B2B, o branded content é uma das soluções criativas mais efetivas, pois podem trazer conteúdos relevantes para nichos específicos, combinando informação de qualidade com mensagem de marca e entrega segmentada.

Para a Sompo Seguros, que atende o mercado corporativo, o UOL Content_LAB vem produzindo uma série de seis videocasts – três já foram ao ar. Os episódios são apresentados pela jornalista Gloria Vanique, que amplifica a conversa em suas redes. Em cada papo com especialistas, as dores e as soluções para a gestão de risco no segmento corporativo são tratadas de forma descomplicada e informativa.

Vanish na Carvalheira na Fogueira – Experiência de marca que diverte e reverbera

Quando produção de conteúdo, marketing de influência e eventos se unem, o branded content encontra um caminho rico para criar. Durante o festival Carvalheira na Fogueira, evento que faz parte do calendário junino pernambucano, o UOL esteve lá para cobrir, criando uma página especial.

A partir daí, o UOL Content LAB produziu conteúdos de marcas, junto com influenciadores como Julia Lira e Laís Brito. No evento, a Vanish transformou uma roda gigante em máquina de lavar, que foi sensação do público, gerando muito conteúdo compartilhável.

Natura Ekos Tucumã – Envolvimento e conexão para qualificação de leads

Quando o conteúdo de marca traz informações que oferecem orientações sobre produtos, a integração com plataformas de vendas faz sentido. Foi o que o branded content do UOL Content LAB para Natura Ekos Tucumã apresentou.

Além de mostrar os benefícios do uso de itens de bodycare com ativos naturais, explicando as propriedades do fruto tukumã, vindo da amazônia, o projeto criou uma galeria de produtos com links diretos para o canal de vendas da Natura.

Geração P de Petz – Histórias que tangibilizam dados e justificam posicionamento

O clássico branded content é aquele que traz histórias reais para o primeiro plano. É o que o projeto para Petz, Geração P, se propôs. A partir de uma pesquisa exclusiva que mostrou que o comportamento dos tutores de animais está cada vez mais exigente, o UOL Content LAB foi atrás desses personagens para contar suas jornadas de adoção e amor pelos bichinhos.

São histórias de tutores de pets que cultivam um vínculo forte com os animais e por isso querem serviços que permitam maior interação e aproximação com eles. Criam contas em redes sociais, dão preferência a locais pet friendly e até escrevem livros.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo