A representação de negros e pardos e da população LBGTQIA+ aumentou na publicidade digital brasileira em mídias sociais, segundo a quarta edição da pesquisa anual “Diversidade na Comunicação de marcas em Redes Sociais”. O estudo foi produzido pela consultoria global Elife Group em parceria com a agência SA365 e a plataforma Buzzmonitor.
No recorte que observou a presença de negros e pardos nas mídias sociais das marcas, o levantamento mostra alta de seis pontos percentuais em relação à última versão da pesquisa, saltando de 38% para 44% das publicações. Porém, ressalta que essa fatia ainda está longe de representar a realidade da população brasileira, que é 56% negra ou parda, segundo os últimos dados do IBGE.
Entre as publicações monitoradas, marcas como Fanta, Ponto, Budweiser, Cerveja Antarctica, Seda, Skol, Bradesco, Clear, Gatorade, Vivo e Casas Bahia são as que têm participação de pretos e pardos em proporção maior ou igual à da população brasileira, isto é, superior a 50% das publicações.
O estudo feito por meio do módulo de Social Listening da plataforma Buzzmonitor analisou 11.083 posts no Instagram e no Facebook dos 20 maiores anunciantes do Brasil por segmento – de acordo com o ranking da Kantar Ibope. Em ambas as redes sociais, foram analisadas publicações de 11 categorias de consumo (financeiro, higiene e beleza, restaurantes, varejo, cervejas, bebidas não alcoólicas e alimentos, farmacêutico, telecomunicações, automotivo e limpeza doméstica). O período de publicação da base foi de janeiro a dezembro de 2021.
Pessoas LGBTQIA+
Após dois anos de queda, a representatividade dos grupos LGBTQIA+ subiu, quase se equiparando à população real que, segundo estimativa da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas), se aproxima de 10% da população brasileira. No monitoramento, a população sexualmente diversa apareceu em 8% das publicações analisadas, entre elas, cerca de 2% tiveram presença de pessoas trans. O índice mais que dobrou em relação à última edição do estudo, em que o grupo esteve contemplado em apenas 3% dos posts.
A pesquisa listou as marcas com participação LGBTQIA+ maior ou igual à da população brasileira nas peças publicitárias analisadas. São elas: Downy, Close-up, Casas Bahia, Engov, Ponto, Pepsi, Claro, Do Bem, Guaraná Antárctica, H2OH!, O Boticário, Rexona e Bradesco.
Uma linha do tempo ao longo do ano de 2021 mostra um pico da presença LGBTQIA+ na publicidade em mídias sociais em junho, o que é explicado pelo mês do Orgulho. Os segmentos que contam com maior participação do grupo são: varejo (25%); limpeza (16%) e higiene e beleza (13%).