Muito dependentes da experimentação do consumidor na decisão de compra, os segmentos automotivo e de moda aceleram a criação de showrooms digitais, durante a pandemia. Soluções para expor e vender produtos em tempos de distanciamento, essas vitrines virtuais têm ainda potencial para gerar experiências imersivas de marca.
Ações que buscam trabalhar narrativas e — por que não? — oferecer entretenimento, enquanto apresentam lançamentos, podem criar uma relação de consumo ainda mais próxima e customizada do que a conhecida no mundo presencial.
Veja marcas que aceleram na criação de showrooms digitais:
Balmain: futurismo-retrô
A grife francesa Balmain anunciou um showroom digital para lançar a coleção “resort 2021”, desenvolvida durante o isolamento social. As peças serão apresentadas por um avatar 3D do estilista Olivier Rousteing, diretor criativo da marca. A estética tem um ar futurista-retrô, já que as peças desenvolvidas remontam à moda dos anos 1990, enquanto sua apresentação inova nos recursos tecnológicos.
O anúncio mostra manequins virtuais que giram em 360º na versão tridimensional, exibindo detalhes da coleção. Numa experiência imersiva, o salão virtual leva o público para dentro do ateliê da marca, em Paris. O território virtual ainda permite navegar por conteúdos variados sobre a marca.
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BMW: múltiplos canais digitais de venda
A BMW lançou em julho o seu showroom virtual, onde é possível explorar todos os modelos oferecidos no Brasil, configurá-los de acordo com a preferência e solicitar uma proposta. A ação segue uma estratégia de abertura de múltiplos canais de vendas digitais. A marca já mantém uma loja online no Mercado Livre e também vende automóveis por meio dos seus perfis do Instagram e Facebook.
“A experiência do consumidor é cada vez mais digital antes da decisão de compra e seguimos acelerando a digitalização com foco nesta escolha dos clientes e fãs da marca”, disse Jorge Jr., head de marketing da BMW do Brasil, em nota à imprensa. O showroom traz o portfólio completo de modelos com séries, linhas X e M, elétricos e híbridos, além dos coupés e roadsters, e permite que os usuários confiram minuciosos detalhes de design, tecnologia e performance.
Mercedes-Benz: atalho para a concessionárias
A estratégia da montadora Mercedes-Benz no Brasil foi mapear todos os automóveis comerciais disponíveis em sua rede concessionária, e disponibilizá-los para venda em um único canal digital. O Showroom Virtual Star Online funciona como uma grande vitrine de veículos disponíveis no país, de todos os modelos de caminhões, ônibus e linha Sprinter da marca.
Desenvolvida em parceria com a startup MobiAuto, a plataforma do showroom virtual foi planejada para direcionar quem já é cliente para as revendas com quem já tem relacionamento. Novos consumidores, por sua vez, são atendidos pelas equipes das lojas mais próximas, alimentando as vendas nas concessionárias.
La Moda e Covolan: apresentação para lojistas
Fabricantes locais também investem nos showrooms digitais para as vendas B2B. Dono das marcas Lança Perfume, MYFT e Enna, o grupo La Moda criou uma plataforma para apresentar coleções primavera-verão 2021 aos lojistas. Desenvolvida pela agência BriviaDez, a vitrine digital reproduz o clima e o conceito da vivência em um espaço físico. Por meio de fotos, vídeos conceituais e testemunhais, oferece imersão nas novas coleções. O último passo da experiência leva ao e-commerce.
Outra fabricante brasileira, a Covolan desenvolveu um showroom digital que dá acesso às coleções, com detalhes técnicos, imagens e mais informações sobre os produtos. A empresa que produz jeans denim e sarja afirma que a iniciativa já estava nos planos, mas foi acelerada por conta da pandemia.