A crise provocada pela pandemia de covid-19 mexeu profundamente com o marketing de influência no Brasil. Segundo report “Marketing de Influência em tempos de pandemia de Covid-19”, realizado pela Brunch, agência de influencers, em parceria com o YouPix, consultoria especializada no segmento, 70,3% das marcas suspenderam ou pausaram campanhas com influenciadores digitais.
O baque é grande. Mas o marketing de influência tem criatividade e capacidade de adaptação suficientes para sair desse momento renovado. Para Bia Granja, fundadora da YouPix, e Ana Paula Passareli, responsável pela pesquisa que ouviu 554 creators e 164 marcas, é preciso calma e foco na reestruturação de estratégias.
“Neste momento, a gente tem de ser bem racional — tanto do lado da marca quanto do lado do criador de conteúdo — para saber que é um momento de ajuste, para encontrar um novo jeito de trabalhar com tudo isso”, disse Ana Paula, durante live de apresentação do report.
O maior indicador de que o mercado publicitário seguirá apostando nos influenciadores é a verba, que permanece onde está. Segundo o levantamento: 78,5% das marcas participantes disseram que pretendem manter o investimento em marketing de influência. Ou seja: os adiamentos são temporários para a maioria das marcas. Porém, para uma fatia de 21,5%, o investimento será realocado para outras frentes de publicidade.
Apesar de a pandemia ser um tema delicado, 77,5% dos respondentes acreditam que influenciadores e criadores podem ser bom aliados para falar sobre covid-19. Entre as marcas, 60% afirmaram que fizeram ou farão campanha, conteúdo ou comunicação relacionada ao assunto nos próximos meses. Destas, 41% disseram que a estratégia contará com parceria com criadores e influenciadores.
Mas, nesses casos, o cuidado com o alinhamento entre marca e creators precisa ser redobrado e, as bases, revistas. Os principais critérios de curadoria, mais do que o fit com o produto, precisa ser neste momento com o território geral da marca (para 64,5% dos respondentes) e com a proposta de valor (58,7%). Apenas 12,3% das marcas acreditam que número de seguidores é uma característica importante agora.
Do lado dos creators, o momento é de ajuste nas pautas e, sim, de mais trabalho: 62% dos respondentes dizem que mudarão o foco da criação de conteúdo para falar sobre a covid-19 e seus efeitos para os seus nichos. Além disso, 49,4% disseram que vão produzir mais conteúdo do que o normal nesse período.
Para o momento, o report recomenda às marcas que os esforços de marketing de influência estejam direcionados à conscientização, “a fim de ajudar o consumidor nas tomadas de decisão e, especialmente, na lembrança de marca – é nessa etapa de criação que os criadores podem ser extremamente importantes para ajudar a população”, afirma o documento.