_Insights

Pesquisa UOL: Quem gosta de cozinhar é exigente com produtos e fiel a marcas 

Imagem: Reprodução

Os cozinheiros de mão cheia são criativos, preferem escolher os alimentos presencialmente na hora da compra, são fiéis às marcas que gostam e estão dispostos a gastar mais por produtos de qualidade. Este é o perfil traçado pela pesquisa “Hábitos e Atitudes Relacionados ao Ato de Cozinhar”, conduzida pela área de Consumer Insights do UOL, em parceria com a MindMiners.

De acordo com o estudo, quem cozinha é predominantemente mulher (61%). E a maior parte dos entrevistados prepara refeições todos os dias (48%). Os demais respondentes vão para o fogão realizar suas receitas pelo menos uma vez por semana.

Para conhecer o comportamento de consumo de quem comanda as cozinhas dos lares pelo Brasil, a pesquisa ouviu um recorte de 300 pessoas que têm o costume de cozinhar. A consulta foi realizada por meio de questionário online, no painel MeSeems, da MindMiners. A amostra foi recortada a partir de um grupo de pessoas com acesso à internet, acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras e classes sociais, de acordo com a distribuição do IBGE.

Na hora de comprar os ingredientes, os cozinheiros vão pessoalmente às lojas, de acordo com o levantamento. Entre os respondentes, 73% dizem ir a estabelecimentos físicos de supermercados e hipermercados; 45% vão a unidades físicas de atacadistas e atacarejos e 38% citam lojas físicas de pequenos estabelecimentos de bairro, como minimercados, feiras e açougues.

As opções de compra de produtos alimentícios pelos canais digitais também são citadas, mas com menos adesão. Entre os entrevistados, 22% vão às compras em lojas online de supermercados e hipermercados; 17% consomem em lojas online de pequenos estabelecimentos de bairro e também 17% usam apps de entrega.

Entre os fatores que motivam os cozinheiros a escolher algum canal presencial ao pensar no preparo de refeições, a maior parte (44%) diz que prefere comprar ingredientes presencialmente. Já entre os que citam canais online, o principal motivo são as promoções (40%).

A qualidade está no topo das razões para escolher um produto que vai compor os pratos dos cozinheiros, de acordo com 80% dos respondentes da pesquisa. O peso do critério é tão grande que 76% dos entrevistados dizem estar dispostos a pagar mais por produtos que julguem de melhor qualidade (essa fatia sobe para 88% quando olhada apenas a audiência do UOL). Em seguida, são citados como motivos para compra: preço (75%), sabor (74%), oferta (49%), quantidade (41%).

Quem gosta de cozinhar tem uma relação de fidelidade com marcas. Quando perguntados sobre a última compra feita para o preparo de alguma refeição, 44% dos respondentes disseram que chegaram à loja (física ou online) decididos sobre qual marca levar (54% entre a audiência do UOL). Outros 29% estavam considerando algumas marcas e decidiram no ato da compra; 16% estavam decididos sobre a marca, mas mudaram de ideia na hora. E 11% não sabiam com antecedência qual marca comprar antes de chegar ao canal de venda.

A pesquisa também identificou cinco perfis entre os cozinheiros, sendo que a maior parte é mais criativa (55%) e a outra mais pragmática (45%). Entre os criativos, os exploradores (29%) se descrevem como quem ama se inspirar em conteúdos culinários e estão sempre em busca de novas receitas; os inventores (16%) gostam de se desafiar a criar novos pratos e receitas; e já os entusiastas (11%) têm pouca prática, mas buscam experimentar a fazer algo delicioso.

Já entre os pragmáticos, os práticos (30%) não têm tempo a perder na cozinha e optam por receitas simples, com foco em preparo rápido. E os provedores (15%) preparam receitas para diversas pessoas, muitas vezes já pensando nas refeições para a semana inteira.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo