_Insights

Três movimentos que explicam o crescimento do DOOH nas estratégias de mídia

Imagem: Stevosdisposable/Unsplash

O digital out-of-home (DOOH) está em franco crescimento dentro das estratégias de mídia pelo mundo, se mostrando uma das principais cartas do jogo publicitário em 2024. Não à toa, é uma indústria que movimenta cerca de US$ 17,5 bilhões por ano no mundo, e a expectativa é quase dobrar esse montante, para US$ 32 bilhões, até 2030, segundo projeções da Clear Channel.

Dados do mesmo prognóstico mostram que o DOOH premium aumenta a confiança da marca em 13%. Além disso, quando o conteúdo da publicidade é contextualmente relevante, isso aumenta a eficácia do anúncio em 17%. E mais: 55% dos respondentes da geração Z ouvidos na pesquisa dizem que outdoors mostrando conteúdo dinâmico capturam sua atenção.

Mas, num mundo de constante disputa por atenção, o que explica a alta do DOOH neste momento, para além do fato de as pessoas terem voltado a circular pelas ruas no pós-pandemia e estarem mais expostas aos anúncios pelas cidades?

Análises de mercado mostram que pelo menos três grandes movimentos do setor, em direção à digitalização dos anúncios, maior precisão na mensuração de resultados e integração a outras estratégias dão base e consistência para o crescimento da área. Conheça:

1. Crescimento programático do DOOH

Com a digitalização do out-of-home, a compra de mídia em mobiliário urbano entrou nas plataformas de mídia programática, permitindo que a estratégia se integre ao plano de mídia digital de forma automatizada. Ou seja, as compras de anúncios podem ser realizadas e atualizadas instantaneamente, usando dados em tempo real, permitindo aos anunciantes personalizar mensagens da marca para o público certo nos momentos ideais. Com isso, é possível otimizar e ajustar campanhas nos espaços físicos criando estratégias ágeis que respondem às necessidades do momento.

2. Integração omnichannel

Característica fundamental da publicidade DOOH, a integração omnichannel tende a se aprofundar. Sabendo que o consumidor médio toma decisão de compra após ser impactado por vários pontos de contato, a tendência é conferir cada vez mais precisão da publicidade DOOH para que a estratégia se integre nas jornadas dos consumidores, de forma mapeada em 360º, das mídias sociais, passando pela TV Conectada, e acompanhando a audiência onde quer que ela vá.

3. Publicidade hiperlocal e contextual

Anúncios contextualizados e relevantes impactam mais. E os recursos dinâmicos do DOOH permitem que conteúdos personalizados se insiram em campanhas hiperlocais. Por exemplo: a estratégia pode ser usada para direcionar o tráfego de pedestres para lojas específicas ou mesmo para conversar de forma naturalizada com públicos locais, à medida que hábitos e linguagens dos públicos-alvo são mapeados. Isso não apenas aumenta o poder da contextualização, como aprofunda o impacto dos anúncios.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo