Pela primeira vez, o Prêmio Caboré, principal premiação da indústria de comunicação e marketing do país, reconheceu uma mulher trans negra. Raquel Virgínia, fundadora e CEO da agência Nhaí!, saiu contemplada na categoria de melhor profissional de atendimento e negócios do ano.
Outra novidade foi a premiação de uma liderança de marca na categoria de mídia. Paula Marsilli, diretora de mídia e audiências da Natura para a América Latina, foi a vencedora. Até então, apenas profissionais de agências haviam sido reconhecidos nesta modalidade.
Os vencedores da 44ª edição do prêmio foram anunciados na noite desta segunda-feira (4). Os demais troféus destinados a profissionais – quase todos entregues a mulheres – foram para Marina Daineze, da Vivo (marketing); Keka Morelle, da Ogilvy (criação); Chiara Martini, da Coca-Cola (estratégia); Paula Puppi, da WPP (inovação) e Marco Bebiano, do Google (veículo).
À frente da Nhaí!, Raquel Virgínia se destacou em 2023 por liderar ações de marcas como Amstel e Doritos pela representatividade LGBT, e especialmente pela participação no case “TERR4”, criado pela AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), que levou um Grand Prix no Festival de Cannes, na categoria Creative B2B. Ela foi a mestre de cerimônias do IPO fictício do planeta Terra na Bolsa, como parte da campanha.
“Se hoje eu estou aqui é porque o mercado pensou diferente. E o mercado pode pensar diferente. Eu já quase fali algumas vezes, porque não é fácil ser uma empresária negra e LGBT no Brasil. Não é fácil receber em 90 ou 120 dias por um trabalho. É importante dizer que o mercado precisa criar outras dinâmicas para que pessoas como eu possam subir aqui, e que não seja uma exceção, mas uma composição”, disse no discurso de premiação.
Para Paula Marsilli, o reconhecimento de profissionais que representam anunciantes na categoria de mídia reflete um movimento do mercado, de como as estruturas dedicadas à área estão ganhando cada vez mais peso dentro das organizações. Em seu discurso, fez agradecimentos a familiares, equipe, agências Africa e Galeria, que acompanham a trajetória dela e da Natura em mídia.
Ao todo, profissionais e empresas do mercado de mídia, comunicação e marketing do país concorreram em 14 categorias. Paulo Samia, CEO do UOL, foi indicado em uma das principais do prêmio, como dirigente da indústria da comunicação, concorrendo com Ezra Geld, da IPG Mediabrands, e Alexandre Guerrero, da Eletromidia, que saiu vencedor.
A cada edição, o Caboré vem buscando uma renovação constante de profissionais indicados, que estão cada vez mais diversos. Este ano, dos 42 nomeados, 29 concorreram pela primeira vez. Os nomes são selecionados pelos editores do jornal Meio & Mensagem, após um processo de consulta a líderes do mercado e análises das trajetórias de profissionais.
Conheça os premiados da 44ª edição do Prêmio Caboré
Dirigente da Indústria da Comunicação: Alexandre Guerrero (Eletromidia)
Agência de Comunicação: Africa Creative
Anunciante: Itaú
Profissional de Marketing: Marina Daineze (Vivo)
Profissional de Criação: Keka Morelle (Ogilvy)
Profissional de Estratégia: Chiara Martini (Coca-Cola)
Profissional de Atendimento e Negócios: Raquel Virgínia (Nhaí)
Profissional de Mídia: Paula Marsilli (Natura)
Plataforma de Conteúdo: CazéTV
Plataforma de Comunicação: Globoplay
Profissional de Veículo: Marco Bebiano (Google)
Profissional de Inovação: Paula Puppi (WPP)
Serviço de Marketing: Dream Factory
Produção: Boiler