A indústria de apostas teve um boom no país há cerca de dois anos. Mas, antes de estourar no Brasil, o UOL já mapeava esse movimento lá fora, segundo Guilherme Frioli, head de publicidade e negócios para o segmento no UOL. Com isso, foi possível criar de forma pioneira no país o UOL Live Odds, um projeto específico para esse mercado, que une conteúdo, publicidade e tecnologia.
“Conseguimos ser pioneiros porque começamos nossa atuação nesse mercado antes do boom. Estudamos essa tendência há quatro anos. E o UOL Live Odds é considerado hoje um dos maiores projetos de odds do mundo. A gente consegue fazer uma entrega de aproximadamente 1,5 bilhão de impressões de estatísticas conectadas. E saímos com o projeto 100% vendido para 2024”, afirma o executivo.
Ele explica que, por ser um mercado que antes era cheio de travas e questões legais, demorou para que outros grandes veículos de comunicação abrissem as portas para esses novos anunciantes. Mas o UOL fez a sua aposta.
“A gente se preparou e montou lá atrás uma operação que reuniu as áreas executivas, de planejamento, produto, account manager e conteúdo. Fizemos uma imersão para entender esse segmento. Como líder, mergulhei fundo, fui conhecer esse ambiente, e fui escutar as necessidades dessas plataformas.”
Segundo ele, antes dessa imersão, a ideia geral era de que a publicidade para esse mercado circulava em formatos de mídia tradicional. “Mas quando a gente se aprofundou e conversou com os principais líderes, vimos algo muito além. Entendemos a necessidade de utilizar os ativos em casa, principalmente de grandes propriedades como futebol, como maneira de conectar esses anunciantes com a audiência de maneira rápida.”
Odds são os valores das cotações das casas de apostas para cada partida, que variam em tempo real, conforme as estatísticas. Na prática, o projeto oferece visibilidade fixa e exclusiva dessas cotações nos conteúdos em tempo real, em tabelas e placares dos principais campeonatos cobertos pelo UOL Esporte, de forma conectada às plataformas de bets.
Pensando nas perspectivas para 2024, Guilherme acredita que, após o boom vivenciado nos últimos dois anos, virá um momento de estabilização. “Houve um grande trabalho em torno da regulamentação das apostas esportivas, e com a taxação, esse crescimento que vinha vertiginosamente tende a se estabilizar, porque só os grandes players terão fôlego para pagar as licenças neste primeiro momento”, prevê.
Com isso, as marcas do segmento devem começar a olhar também para oportunidades na produção de conteúdo sobre o tema como estratégia de publicidade. E é com essa perspectiva – e estudando o comportamento da audiência junto com a área de Consumer Insights do UOL – que, segundo Guilherme, o UOL deve lançar no próximo ano uma seção exclusiva dedicada ao mercado de apostas.
“Com a regulamentação e a profissionalização do mercado, isso vai forçar os veículos a investir em produtos com mais relevância. Uma das tendências, para a qual as marcas devem começar a olhar, é para conteúdos didáticos sobre o assunto, abordando com maior profundidade a questão do jogo responsável, como funciona uma plataforma de apostas, além das particularidades desse universo. E isso só é possível fazer através de conteúdo.”
Todas essas frentes voltadas ao mercado de bets são tocadas no UOL, segundo Guilherme, pela capacidade de trabalhar conteúdo, mídia e tecnologia para criar soluções próprias. “A gente tem total capacidade de desenvolver projetos dentro de casa. E este é o caso de uma demanda importantíssima para uma indústria que a gente conseguiu entender a fundo para entregar soluções específicas.”