O conteúdo de entretenimento multiplataforma é capaz de gerar conversas próximas do público, ao mesmo tempo que ganha alcance de massa, furando bolhas. Esse foi um dos principais pontos discutidos no painel “O Poder da Conversa – Como conteúdo de entretenimento constrói comunidades potentes”, oferecido pelo UOL, no MaxiMídia, nesta quarta-feira (4). O evento promovido pelo Meio & Mensagem vai até hoje em São Paulo.
O bate-papo foi mediado por Tatiana Schibuola, gerente geral de projetos especiais do UOL, e contou com a presença de Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, e Chico Barney, colunista do Splash UOL.
“Cada plataforma tem uma característica muito específica de consumo e público, e o UOL é importante no meu trabalho, no sentido de furar a bolha. Eu chego a pessoas que normalmente não estariam me seguindo no Twitter ou reagindo comigo no YouTube”, afirma Chico Barney, que comanda lives diárias no Splash UOL e também em seu canal no YouTube, sobre bizarrices e curiosidades sobre famosos e subcelebridades. “É um público mais diverso, chega a mais pessoas, e com isso acaba enriquecendo muito a experiência.”
Ao mesmo tempo que alcança a massa, o conteúdo de entretenimento produz uma conversa estreita com o público. “A resposta das lives é direta, com o público interagindo o tempo todo, e a gente vai entendendo e sentindo o clima e respondendo a isso de alguma maneira. A live é uma reação constante que criativamente gera reflexões depois”, diz Chico. “Isso ajuda muito a identificar o que interessa nesse monte de ruído que é a internet.”
Além disso, por ser um veículo multiplataforma, o UOL consegue amplificar essas conversas, com seu poder de alcance de quase 90% da internet. “Somos produtores e curadores de conteúdo, mas no que a gente se especializou nos últimos anos foi na distribuição. O que a gente faz de melhor é conteúdo e a gente distribui muito bem”, disse Bebeto Pirró.
É um alcance que cada vez mais se amplifica e se aprofunda, na relação com a audiência e nas soluções de mídia, por meio de parcerias com plataformas de conteúdo. “Em março fechamos com a Paramount para assumir toda a comercialização de Pluto TV, e com isso conseguimos oferecer uma solução de CTV (Connected TV). E, nesta semana, fechamos com a Microsoft assumindo todo o inventário, com exceção do Bing. Essa nova oferta de inventário se soma à do UOL e de mais de 150 parceiros da network.”
São movimentos que não apenas ampliam o inventário oferecido pelo UOL, como também possibilitam às marcas desenharem estratégias de mídia mais completas, capazes de encontrar a audiência em diversos pontos de sua jornada, em ambiente digital seguro
“O UOL está onde a audiência está. Estamos virando um hub de solução publicitária, entregando distribuição do conteúdo com a nossa curadoria. A gente não vai produzir qualquer coisa ou em qualquer conteúdo, vamos ter sempre um olhar jornalístico, que preza pela qualidade e credibilidade para isso, o que dá segurança para as marcas”, diz o diretor de publicidade do UOL.