Faz sentido um produto para tirar manchas investir em shows e festivais? Para a Vanish, este é o melhor momento para isso. Em 2023, o rosa pink da marca promete estar presente em grandes eventos, levando experiências próximas do público, numa estratégia para desbravar espaços inexplorados. “A ideia é estar em pontos de contato novos, onde o consumidor não espera encontrar uma marca de limpeza”, afirma Leticia Todesco, brand manager da Vanish.
O retorno dos encontros e das grandes festividades tem sido o contexto propício para promover essa virada na comunicação e no plano de mídia. “Pensando na reabertura, com as coisas voltando ao normal no pós-pandemia, a gente quer se apropriar de novos territórios. Deixando de estar presente apenas em TV e mídia digital, para que a gente tenha novos touchpoints com o consumidor”, explica a executiva.
Esse reposicionamento vem com uma mudança no tom do discurso. “A gente está começando uma nova jornada para Vanish, que está presente no Brasil desde os anos 2000, e há muito tempo pautada em falar dos benefícios funcionais da marca. E agora é o momento certo para fazer uma transição, para trazer uma mensagem mais emocional para o nosso consumidor, afirma.
Essa mensagem mais próxima vem sendo trabalhada desde o fim do ano passado, com o lançamento da plataforma #Vanish Salva Meu Lookinho. E deve ser aprofundada ao longo de 2023 nas ativações presenciais da marca. “Indo para os eventos, a gente quer que o consumidor vá tranquilo, se divirta, porque se alguma coisa acontecer com a roupa dele, Vanish vai estar lá para salvar. É uma mensagem assertiva para que o público entenda por que a marca está lá.”
As primeiras experiências de Vanish este ano foram no Carnaval. A marca foi uma das patrocinadoras do Festival CarnaUOL de São Paulo, onde montou uma piscina de bolinhas instagramável, que foi bastante concorrida. “A gente levou essa mensagem de #VanishSalvaOMeuLookinho e fomos a terceira marca mais lembrada entre 14. Foi o primeiro evento que a gente entrou no ano e já trouxe um resultado super positivo, e a gente viu essa aderência da mensagem junto com o consumidor.”
A presença física da marca se amplifica no digital com mídia, conteúdo em social e marketing de influência. “Trabalhamos desde o fim do ano passado em como estar mais conectado com o consumidor. Acho que para todos os marketeiros veio a pergunta de como se reinventar no digital. E o grande ponto e diferencial da estratégia que estamos seguindo é como conectar as ativações em eventos com a entrega digital, para fazer a reverberação dessa mensagem.”
A fórmula de Vanish, para isso, segundo ela, é trabalhar numa linha narrativa do pré ao pós evento. “A chave está na consistência, em como nesse momento a gente fala em todos os touchpoints sobre a mesma coisa. E todo aprendizado e o grande resultado que estamos encontrando é que a consistência da mensagem, que está presente em diferentes momentos, faz a diferença.”