Um ambiente virtual carnavalesco exclusivo, cheio de brincadeiras e experiências de marcas, com muita interatividade. O CarnaUOL chegou ao Metaverso durante a folia de Carnaval. A iniciativa do UOL Content_LAB foi realizada em parceria com a Compass UOL, que desenvolveu o projeto “do zero”, em plataforma própria.
Ao entrar no Metaverso CarnaUOL, o usuário chega a uma vila, onde pode realizar diversas ações, como interagir com outros carnavalescos por texto e áudio, e explorar universos e brincadeiras oferecidos pelas marcas Amstel, Diageo, ENO, O Boticário e TIM, todas patrocinadoras do CarnaUOL.
De acordo com Karen Cunsolo, head do UOL Content_LAB, o Metaverso CarnaUOL é um projeto piloto, que tem o objetivo de explorar novas frentes de conteúdo. “A ideia é ‘botarmos o pé’, ao lado de nossos parceiros, numa nova possibilidade de entrega de experiência de marca.”
Segundo ela, o momento é de experimentar. “Temos visto algumas ações de marca no metaverso, mas ainda poucos projetos de publishers. Nossa ideia foi investir numa plataforma própria para testar possibilidades de geração de conteúdo, customizar ações e agregar parceiros comerciais em ações orgânicas.”
A presença de marcas no Metaverso CarnaUOL foi um oferecimento do UOL Content_LAB para complementar as experiências realizadas pelos patrocinadores do CarnaUOL – plataforma de cobertura digital do Carnaval e de eventos presenciais, como Festival CarnaUOL de São Paulo e Camarote Nº1 da Sapucaí.
“Convidamos grandes clientes para essa jornada de amplificação de suas mensagens para além do universo físico e digital tradicional, porque achamos que é o momento de testarmos novas formas de interação”, afirma. A ideia é gerar aprendizado para que a iniciativa possa ser ampliada em datas como Festa Junina, Natal e outras ocasiões.
O projeto e a plataforma própria foram desenvolvidos em cerca de dois meses, pela equipe da Compass UOL, consultoria especializada em transformação digital que oferece, entre outros serviços, o desenvolvimento de experiências imersivas em Gaming, XR e Metaverso. O projeto foi criado do zero, de forma que foi possível personalizar todas as experiências.
Todo o ambiente virtual foi planejado de forma alinhada com cada marca participante. O objetivo foi entreter e envolver o público, dentro da atmosfera de cada marca. Além disso, a criação dos personagens utilizados pelos usuários para entrar no Metaverso CarnaUOL buscou brincar com a diversidade. Houve o cuidado para não estereotipar os bonecos, permitindo que cada usuário pudesse escolher entre diversos formatos de corpos e cores.