A Vivo patrocina a Seleção Brasileira desde 2005. E a Copa do Mundo FIFA é o grande momento para a marca estar junto do torcedor. Para isso, elaborou uma estratégia que busca acompanhar a jornada da torcida verde-amarela nos mais diversos pontos de contato. Do filme em TV aberta, passando pelas ruas e pelo digital. “Queremos estar onde o torcedor está”, afirma Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da companhia.
Dessa forma, as ativações da marca procuram ser multicanal. “Nossa estratégia está pautada em aproveitar as conversas com formatos e canais relevantes para o momento de Copa”, afirma a executiva. “Na Vivo, acompanhamos muito de perto as tendências de mercado, o comportamento do consumidor, onde ele está e para onde está se movimentando para buscar conteúdo.”
Segundo Marina, na Copa, a Vivo adaptou sua comunicação para falar a mesma linguagem do torcedor. “Para entender e compartilhar seus anseios, participando dessa conversa. E é dessa maneira, sempre muito próximos às pessoas e de tudo o que importa pra cada uma delas, que mostramos o nosso posicionamento dentro do esporte e trazemos cada vez mais, para a prática, o nosso propósito de digitalizar para aproximar.”
Em termos concretos, essa estratégia se traduz em ações como a cocriação de conteúdo com o streamer Casimiro, um dos grandes destaques das transmissões dos jogos da Seleção Brasileira nesta edição do mundial. “Investimos em uma comunicação robusta em redes sociais, com a linguagem nativa das redes e conteúdos com o principal creator dessa Copa.” Nessa parceria, estão programadas diversas ações de conteúdo durante as lives do influencer até dezembro.
E, para engajar a torcida, trabalhar com memes também faz parte do jogo. A marca lançou o “Cropped do Hexa”, peça criada pela estilista Isa, da marca Isaac Silva, durante o desfile da artista no São Paulo Fashion Week, numa ação da agência Soko. “A ideia de lançar uma peça oficial para reforçar a torcida pela sexta estrela surgiu usando como ponto de partida um dos memes mais comentados e compartilhados do Brasil em 2022, o ‘reage, bota um cropped’”, diz Marina.
“A decisão de investirmos em diversas ações nos nossos canais digitais surge desse acompanhamento da marca do comportamento do consumidor, assim como o uso da linguagem dos memes. Mais do que assistir ao jogo na TV, o brasileiro leva para as redes sociais toda a sua criatividade e irreverência para comentar e ir além dos resultados do time em campo.”
Marina diz que essas ações de posicionamento de marca visam uma relação mais próxima do consumidor, além de buscar resultados de negócios. “Nós sempre trabalhamos colocando o cliente no centro da nossa estratégia, por isso também estabelecemos uma estratégia robusta para a Vivo estar ao lado das pessoas, seja na torcida pelo Brasil ou em qualquer outro momento.”
Ela explica que, para isso, uma série de vantagens foram pensadas para agregar na experiência dos clientes Vivo durante a Copa. “Os clientes Vivo das categorias V e Platinum que viajaram para acompanhar os jogos de perto receberam o benefício do roaming internacional grátis, que está valendo para quem estiver no Catar, Bahrein e Emirados Árabes.” Além disso, para o torcedor que assiste aos jogos em casa, a marca criou pacotes promocionais de TV. E para os clientes mobile, a companhia lançou planos que incluem benefícios para acompanhar as partidas pelo celular.