Heineken, Pão de Açúcar e Renner lançam podcasts para reforçar valores de marca

Divulgação Heineken, Pão de Açúcar e Renner lançam podcasts para reforçar valores de marca

Consumo responsável, vida sustentável. Debates que cada vez mais ganham relevância na sociedade encontram amplificação em podcasts recentemente lançados por marcas como Heineken, Pão de Açúcar e Renner. Para as empresas, o investimento nos programas de áudio é uma forma de abrir conversas que reforçam seus valores, de forma próxima das pessoas.

Com o podcast “Te Vejo Amanhã”, a Heineken fala sobre a relação entre sociedade, estilo de vida e álcool. Com produção e mediação do cantor, compositor e empresário Fióti, CEO do Laboratório Fantasma, a série de programas integra as ações da plataforma Day After Project, da Heineken, que tem como proposta se conectar com o público jovem de maneira genuína.

“Para fazer as pessoas refletirem sobre os motivos que as levam ao consumo excessivo de álcool é importante falar sobre como está o equilíbrio delas com a própria vida”, afirma Mauro Homem, Diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Heineken no Brasil, em nota à imprensa.

Já o Pão de Açúcar, com o podcast “Lugar de Escuta”, busca criar um espaço para ampliar a conscientização e conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular, bem-estar animal, mudanças climáticas, desperdício e outros assuntos contemporâneos em discussão pela sociedade.

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como parte da sua estratégia de negócio e do propósito da marca. Temos uma série de ações que promovem a oferta e o consumo consciente, cadeias produtivas mais sustentáveis e o descarte correto de resíduos recicláveis”, afirma Othon Vela, Diretor de Marketing do Pão de Açúcar, em comunicado. “Escolhemos o formato de podcast, que é prático e acessível, chegando a maior quantidade possível de ouvintes.”

O primeiro episódio do “Lugar de Escuta foi ao ar no Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), com uma entrevista com o Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, para falar sobre práticas de consumo responsável e de menor impacto socioambiental.

Também para aprofundar o diálogo com o público da marca, a Renner lançou o podcast “Fashion Talks”. O primeiro episódio falou de moda responsável, e contou com participação da apresentadora do GNT, podcaster e cofundadora do Projeto Gaveta, Giovanna Nader, e do escritor, consultor, especialista em marketing de moda e design para sustentabilidade, André Carvalhal.

“O novo podcast da Renner propõe uma conversa transparente e construtiva com especialistas do mercado e da companhia para refletir sobre assuntos que fazem parte da vida das pessoas. O conteúdo e o formato inovador da plataforma fortalecem a cumplicidade com os nossos clientes”, disse Maria Cristina Merçon, diretora de marketing corporativo da Renner em nota.

Dos mais de 100 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast e 64% dos ouvintes usam podcast como fonte de informação e entretenimento, segundo dados do Ibope. Além de criar programas proprietários, marcas também têm se apropriado de territórios com audiência estabelecida, e investido em publicidade no formato.

Festival Path: Marcas devem se manter no ‘jogo infinito’ da relevância, diz Ana Couto
Marcas ativistas: estudo mostra impacto no negócio para companhias que se politizam
IAB Next: Algoritmos podem ficar viciados e tomar decisões de mídia enviesadas
Black Friday e Natal: Cupons e cashback serão estratégicos nas datas, diz pesquisa
Pandemia torna in-houses mais estratégicas, diz estudo da WFA
Boomfluencers: perfis maduros ganham relevância e público crescente com potencial de consumo
×

Ei, psiu! Não vá embora ainda. Confira esta novidade do UOL AD_LAB:

E-book sobre como o uso de dados potencializa os resultados de campanhas publicitárias e ações de marketing

Faça download aqui