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Covid-19: espírito de coletividade entre empresas motiva ações de cobranding 

Imagem: Reprodução

Marcas que se unem mirando um mesmo público em campanhas de cobranding não é algo novo. Mas, durante a pandemia, essa união ganhou novos contornos. Empresas que realizaram ações conjuntas de responsabilidade social, por exemplo, viram seu poder de atuação amplificado. A mensagem conjunta das concorrentes TIM, Vivo, Claro e Oi foi um marco no momento da chegada da covid-19 ao país, inspirando outros setores.

O aprendizado dessas novas relações, tomadas pelo espírito de coletividade em torno do enfrentamento da pandemia, já começa a aparecer em posicionamentos. A própria TIM, ao anunciar sua parceria com o banco digital C6 bank, divulgou na campanha seu novo propósito: “Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade”.

Na ação, desenvolvida pela agência HavasPlus, e estrelada pela cantora Iza, a operadora lançou uma oferta do plano TIM Controle em conjunto com o banco digital, que prevê a oferta bônus de conexão pela internet para os correntistas do C6Bank.

O momento que vivemos atualmente destacou a relevância da conectividade, que garante a continuidade do trabalho e do aprendizado, traz novas formas de entretenimento e aproxima as pessoas mesmo distantes fisicamente”, afirma Ana Paula Castello Branco, Diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil.

O movimento também impacta o serviço das agências, responsáveis por conectar os interesses de seus clientes nessas ações. A Jüssi é um exemplo que tem reforçado e diversificando suas áreas de co-marketing, área que cresceu durante a pandemia. A agência diz que busca levar esse tipo de estratégia para o marketing digital para melhorar a performance de vendas.

Para a marca Motorola, a agência adota uma estratégia de cobranding direcionada à performance de vendas, ampliando parcerias com as plataformas de grandes varejistas, como Americanas, Magazine Luiza, Submarino. O objetivo é, por meio de ações em conjunto, ganhar novos canais de mídia, que divulguem ofertas de produtos junto com os varejistas.

A Jüssi começou a diversificar as entregas, trazendo parceiros estratégicos para as campanhas, o que se refletiu em aumento do ROI e da receita gerada. Ganharam a confiança do cliente e dos parceiros varejistas, que passaram a acionar a marca para estar presente nas tomadas de decisões estratégicas de lançamento de produto e impulsionamento de ações de cobranding”, afirma Iris Juliana dos Santos, gerente de Mídia.

Nessas estratégias, também cabe o bom-humor, mesmo durante a pandemia. As marcas Desinchá (de chá com ingredientes naturais) e Guabi Natural (linha de rações saudáveis para pets), lançaram em conjunto a marca fictícia Cháu, um chá para cachorros. A campanha exclusiva para o digital foi uma brincadeira realizada no dia da mentira, em abril, quando o país sofria os primeiros impactos da covid-19.

Segundo a iD\TBWA, agência que idealizou a ação, a iniciativa foi um convite para que as pessoas não deixassem de manter uma rotina de hábitos e alimentação saudáveis – tanto para si como para os pets -, mesmo durante os dias de isolamento.

“A principal motivação, tanto de Guabi Natural quanto de Desinchá, foi oferecer uma vida mais saudável, seja para pets ou para pessoas. Nada mais pertinente que juntar as duas marcas. No fim das contas, o público alvo era o mesmo: pessoas que buscam um estilo de vida mais leve e natural”, Lucio Caramori, Diretor de Conteúdo da iD\TBWA.


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