_Brainstorm

Como será o São João? É hora de reimaginar eventos para manter conectividade 

Meses de distanciamento se vão, e o calendário dos grandes eventos chega sem que ainda haja uma previsão segura para a reabertura social pós-pandemia. É hora, portanto, de reimaginar as celebrações online, para que não se perca a conectividade com o público que esses momentos oferecem.

“Com o distanciamento social ainda valendo no futuro próximo, os organizadores de eventos continuam sendo desafiados a criar os mesmos níveis de conexão que os participantes sentem pessoalmente”, diz Stephanie Latham, diretora de tecnologia e conectividade do Facebook, em artigo para a AdWeek.

Quando se trata de transportar para o digital celebrações que já existem no presencial, a chave pode estar em criar conexões antes improváveis. “Pense na conveniência de personalizar conteúdo e agenda, bem como as maneiras de se envolver com outras pessoas. Imagine quais canais permitiriam que a essa experiência de qualidade durasse além do próprio evento”, recomenda a executiva.

Festa junina multiplataforma

No Brasil, as festas juninas se aproximam. As comemorações de São João estão entre as datas mais animadas e tradicionais no país, que levam milhões de pessoas às ruas. Criar eventos e experiências virtuais que possam transmitir o clima, a alegria, e o misto de sensações relacionadas ao tema — enquanto as pessoas ficam em casa — desafiam hoje a criatividade das marcas.

Para levar a festividade ao digital, o vertical de conteúdo NOSSA, do UOL, sobre casa, comida, moda e viagem, prepara uma série de ações multiplataforma. A marca editorial que nasceu para gerar experiências de conteúdo que plugam audiência, criadores e curadores em rede vai usar essas relações para conectar celebridades, influencers e público na mesma sintonia.

As festas juninas são sinestésicas. Reúnem cores, sabores, ritmos e calor humano numa grande diversidade cultural. E é isso que os conteúdos de NOSSA vão explorar.

Uma série de vídeos, sobre as tradições, costumes e histórias regionais, puxa a conversa, esquentando o clima. Enquanto isso, celebridades relembram bons momentos de São João e influencers amplificam o diálogo, propondo ações engajadas em suas comunidades, seja para decorar a casa, criar receitas típicas, e reproduzir brincadeiras em família. Grandes chefs entram na festa, ensinando pratos especiais.

Arraiá de megalives

O arraiá não pode faltar. E as megalives, com nomes como Xand, Safadão, Solange Almeida e Bell Marques irão animar as transmissões ao vivo, refletindo a diversidade cultural das festas de São João pelo país. Sempre, claro, respeitando as regras de distanciamento social na produção e obedecendo às recomendações sanitárias. Cada show contará com convidados especiais à distância, que entram nas transmissões também online, o que amplifica a interação e o clima de festa em rede.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo