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Como adaptar meu negócio para o momento atual?

Início de ano é sempre um momento que usamos para colocar em prática novas ideias e planos para vida pessoal e profissional, correto? Um novo curso, começar uma atividade física, agendar aquela viagem dos sonhos, mudar de emprego e tantos outros. Porém os primeiros meses de 2020 têm nos colocado diante de um desafio completamente novo.

No final de 2019, começou a ser noticiado que na China havia sido identificado um novo vírus, o Covid-19. Com rápida disseminação e contágio, o mundo se viu obrigado a readaptação na maneira de viver e trabalhar. A solução encontrada foi o distanciamento social, levando muitas cidades do Brasil e do Mundo a diminuírem drasticamente a circulação de pessoas nas ruas e cessando as atividades de comércio não essenciais.

Grandes empresas se viram obrigadas a aderir ao trabalho remoto e os que não tinham essa possibilidade, tiveram que alterar suas formas de atendimento presencial ou buscar alternativas para adequar seus negócios ao momento. Pequenos comércios, trabalhadores informais e autônomos acabaram sendo o grupo mais vulnerável frente a situação e têm sentido os impactos da crise causada pelo Covid-19.

Ouvimos dois microempreendedores, que nos contaram um pouco dos impactos que sentiram e deram algumas dicas das alternativas que encontraram para continuar seus negócios. Vinícius tem uma Cafeteria em Perdizes, zona oeste de São Paulo, chamada Villa Vini Café. Ele nos conta que em sua rotina habitual, costuma trabalhar das 8h às 19h e oferece serviços como: café, almoços, delivery, entre outros. Já Rafael é dono de três unidades do Buffet Família Gioielli, também localizadas na Capital Paulista. O principal serviço oferecido é a organização de festas, porém também disponibiliza todo o buffet servido durante o evento.

Os primeiros impactos sentidos por ambos foram em meados de março, quando algumas medidas se isolamento social foram implementadas em diversos lugares do Brasil. Vinícius nos conta que “A solução encontrada para dar continuidade em meu trabalho, foi a entrega de marmitas. Disponibilizei cardápios online, por WhatsApp, Instagram, Facebook, tudo feito por mim, entrando em contato e entregando nas residências. Foi a forma que encontramos para continuar.”

A Cafeteria conta com alguns funcionários que auxiliam no dia a dia e continuaram seus trabalhos neste novo formato, o que ajudou a manter 50% do rendimento, porém não foi o suficiente para que pudesse continuar com todos as despesas. Infelizmente, Vinícius precisou demitir uma de suas funcionárias em período de experiência e deu férias adiantadas para uma outra.

Com o negócio de Rafael, em primeiro momento, o impacto foi maior. Como seu serviço funciona 100% de maneira presencial, teve uma dificuldade maior para encontrar alternativas de como seguir com os trabalhos. “A primeira solução que tivemos, foi utilizar um estoque de salgados que já havíamos produzido e criar kits para que as pessoas realizassem festas em suas casas. A maioria dos contatos que tivemos, foram de pessoas que já eram nossos clientes”.

Porém, em relação ao rendimento que conseguia com o buffet, ele confirma que não chega a 1%. Rafael divulga por Whastapp e está desenvolvendo perfil no Instagram e uma página no Facebook, para ampliar o contato. Uma segunda alternativa é aproveitar a mão de obra que têm para produzir marmitas, que serão entregues em domicílio, assim como Vinícius – o proprietário do Café.

Quando perguntamos o que ambos pensam sobre manter a divulgação online de seus negócios, Vinícius é enfático em dizer que sim, irá manter e aperfeiçoar, pois o contato online alcança um número maior de pessoas. Rafael confirma que pensa nisso, só estuda em como pode implementar isso da melhor forma para seu tipo de negócios.

A divulgação online tem sido um grande aliado para muitos microempresários e prestadores de serviços durante esse momento e deve ser encarada como uma ferramenta para atingir novos públicos, e não apenas um gasto adicional que seu negócio terá.

Pensando nisso, o UOL ads – a plataforma de publicidade self-service do UOL, lançou uma iniciativa para ajudar as pessoas mais impactadas nessa crise e que estão sem alternativas para manterem suas atividades. A ideia consiste em disponibilizar uma landing page aonde pequenos comerciantes, empreendedores e autônomos poderão deixar seus contatos e ramo de seus negócios.

Depois disso, uma equipe do UOL ads entrará em contato com essa pessoa para captar mais informações e criar uma conta na plataforma. Com essas informações em mãos, designers irão montar um anúncio seguindo as melhores práticas de publicidade e deixar a campanha configurada e pronta para rodar. Ao cliente só resta aprovar as peças, fazer o aporte de investimento e pronto! Eles já estarão anunciando para 92% da internet com o melhor conteúdo do UOL e sites parceiros, tudo isso sem custo adicional. Basta investir no mínimo R$100 e você irá ganhar mais 50% de bônus.

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