Daniela Cachich: Cheetos cria narrativa de amizade entre marca, público e Anitta

Divulgação Daniela Cachich: Cheetos cria narrativa de amizade entre marca, público e Anitta

Uma história de amizade com o público, que transita entre a ficção e a realidade, vem sendo construída pela marca Cheetos, de salgadinhos da Elma Chips, empresa da PepsiCo. Tudo começou em  2017, quando o personagem fictício Chester Cheetah, o guepardo descolado de tênis e óculos escuros, evoluiu de mascote do produto para virtual influencer. Com sua personalidade ousada e divertida, conseguiu a “façanha” de entrar para a turma da cantora Anitta, conquistando seus fãs e mais consumidores. 

“Por mais que estivesse sempre nas embalagens, como um ícone muito forte da marca, o Chester Cheetah raramente ganhava tanta vida. Desde 2017, a gente começou a trabalhá-lo realmente como um personagem. Escutando o modo como as pessoas se relacionam com a marca, vimos um espaço muito interessante para trazer vida a ele”, afirma Daniela Cachich, CMO da PepsiCo.

Anitta se torna amiga

A partir daí, começou uma série de experiências e ativações com o personagem como protagonista. Foi quando ele começou sua narrativa de amizade com Anitta, que declara ser consumidora do produto desde a infância. “A gente percebeu que havia bastante semelhança entre a personalidade dela e a do Chester, na questão da autenticidade, ousadia, e de conversar com todas as classes sociais. O Chester virou um grande amigo dela. Os dois dialogam em redes sociais e até chegam juntos numa festa”, diz Daniela.

A festa em questão é a do contexto do clipe “Combatchy”, lançado no fim do ano passado. No vídeo, Anitta, Lexa, Luisa Sonza e Mc Rebecca encarnam rivais que se enfrentam numa batalha de rebolado. Anitta chega ao local dirigindo um carrão e, do seu lado, no banco do passageiro, está seu amigo Chester Cheetah

#PartiuFesta na vida real


A “ponta” do personagem no clipe de Anitta faz parte de uma narrativa que se desdobrou em mais ações. Evoluiu para a promoção #PARTIUFESTA, na qual o prêmio principal será participar de uma festa real na casa da cantora. E terá seu clímax durante o Carnaval deste ano, quando Chester Cheetah será visto ao lado da cantora, como companheiro de folia nos blocos em São Paulo, Rio e Salvador, desde os ensaios.

“Se a gente for olhar é um grande convite que começa numa festa dentro de um clipe, chama o público para uma festa na casa dela, e termina nas ruas, com a maior festa que existe no Brasil, que é o Carnaval. É uma grande história com ações e experiências que não são pensadas como pontuais, mas conectadas, começando no verão e que vão continuar ao longo do ano”, diz Daniela. 

Ao transitar entre ficção e realidade, esse fio narrativo movimenta redes sociais, conversas e conteúdo de marca para diversas mídias e canais. “Para a gente é uma revolução na forma como se faz marketing e como se faz conteúdo, porque é um diálogo de Anitta com a marca e com o personagem. Foi algo que foi evoluindo ao longo do tempo. E tem muita coisa que a gente consegue trazer para o mundo real.”

Minibio

Daniela Cachich é graduada em administração pela Universidade Mackenzie, com MBA em negócios pela ESPM. Iniciou sua trajetória no marketing pela Unilever, onde chegou a diretora de comunicação. Em sua passagem pela Heineken, por seis anos, chegou à vice-presidência de marketing, após ser diretora de marketing e inovação e diretora de marcas premium. É vice-presidente de marketing para marcas alimentícias na PepsiCo desde 2016.

Inácio Araújo, da Mapfre: conteúdo no contexto certo constrói relevância 
Federico Goyret: Excelência criativa rende prêmios e alta de vendas para a Renault
Dione Vasconcellos, da Lola Cosmetics: criatividade e irreverência geram movimentos
Desinchá: como as redes ajudaram marca de chás a crescer 2.000%
André França, da WMcCann: Vimos como conteúdo colabora na conversão
Francisco Custódio, da Africa: Mídia é sobre provocar conversas com dados
×

Ei, psiu! Não vá embora ainda. Confira esta novidade do UOL AD_LAB:

E-book sobre como o uso de dados potencializa os resultados de campanhas publicitárias e ações de marketing

Faça download aqui