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5 marcas não-endêmicas que “zeraram” os eSports com ações inovadoras em 2019

Em 2019, não apenas as marcas que fazem parte da indústria dos games se destacaram em ações nos eSports. Marcas não-endêmicas mostraram que as experiências nos jogos eletrônicos são um meio relevante para gerar conversas e engajamento com diversos públicos de forma inovadora.

Veja marcas fora do território gamer que “zeraram” os eSports:

Imagem: Reprodução

1. Wendy’s

Vencedora do Grand Prix de Social & Influencer no Festival de Cannes 2019, a Wendy’s explorou o universo gamer como rede social. Na ação “Keeping Fortnite Fresh” criada pela agência VMLY&R, a rede de fast-food entrou para jogar Fortnite encarnando um personagem com características da mascote da marca para uma missão: destruir todas as geladeiras no mapa. Com isso, reforçou a mensagem de que a Wendy’s não trabalha com carne congelada e movimentou a comunidade de fãs do jogo em torno das gameplays transmitidas na plataforma Twitch. A saga de nove horas rendeu 1,5 milhão de minutos de visualização e um aumento de 119% nas menções de mídia social.

Imagem: Divulgação

2. Louis Vuitton

A participação da maison francesa Louis Vuitton no Campeonato Mundial de League of Legends (LOL) de 2019 foi, em si, um acontecimento. A valise da marca abrigou a Taça do Invocador, o prêmio máximo entregue aos vencedores da disputa, que teve sua final realizada em Paris. Na cerimônia de abertura, a peça foi onipresente, servindo de elo entre a fantasia e a realidade. Além disso, Ao mesmo tempo que posicionou a grife de luxo no universo de eSports, ofereceu ao campeonato de LOL status digno de grandes eventos esportivos mundiais, como Copa do Mundo FIFA, Copa América e Copa de Mundo de Rugby.

Imagem: Divulgação

3. Adidas

A Adidas mirou no topo da influência em eSports ao fechar patrocínio com Tyler “Ninja” Blevins, o jogador profissional de Fortnite considerado o maior streamer do mundo. A parceria anunciada em agosto, por si só, já foi motivo de alvoroço na internet. Os contratos de Ninja com patrocinadores de grande porte, aliás, teria também motivado sua migração da plataforma Twitch para a Mixer, da Microsoft, segundo o Business Insider. Já que o contrato com a Twitch era muito restritivo para a produção de conteúdo e licenciamento de marcas.

Imagem: Divulgação

4. Fanta

A Fanta foi a responsável pela primeira ação brasileira dentro do modo criativo do jogo Fortnite. A marca lançou um mapa exclusivo para o game, que ganhou o nome de “Arena Fanta”. A ação, desenvolvida pela Ogilvy Brasil em parceria com a holding de games BBL, fez parte da campanha “É Mais Sabor. É Nível Fanta”. No cenário, os jogadores exploravam uma pirâmide de vidro e podiam atrapalhar seus adversários com “bombas de dancinha”, congelamento de pés, entre outras formas engraçadas de atingir os rivais.

Imagem: Divulgação

5. Marvel

Em uma ação para reforçar o marketing do filme “Vingadores: Ultimato”, a Marvel realizou uma parceria com o Team Liquid, uma das maiores organizações de eSports do mundo. Para isso, os jogadores da equipe de League of Legends (LoL) se transformaram em heróis. Apareceram vestidos com uniformes do Capitão América, no palco do Rift Rivals, competição internacional de LoL. A entrada triunfal marcou o lançamento de três uniformes temáticos de personagens da franquia Vingadores. Além da estampa de Capitão América, ficaram disponíveis versões do Homem de Ferro e do Uniforme Quântico, usado pela equipe de heróis no filme.

 


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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