Ford, Ferrari e Porsche no jogo: games de corrida crescem nos eSports

Ford, Ferrari e Porsche no jogo: games de corrida crescem nos eSports

Os simuladores de corrida estão ganhando força no cenário competitivo dos jogos eletrônicos, com o apoio de  montadoras e a direção de pilotos de peso. Uma série de anúncios de investimentos no segmento sinaliza o potencial de crescimento dos campeonatos virtuais de automobilismo, no universo dos eSports.

Jogos como iRacing, Gran Turismo, Forza e F1 Esports Series têm circuitos profissionais estruturados que movimentam competições acirradas e atraem o interesse da audiência no Brasil e no mundo, tanto para acompanhar as disputas online quanto participar de experiências ao vivo.

Veja 5 sinais de que jogos de corrida crescem em relevância nos eSports:

1. Ford criou a equipe “Fordzilla”

A Ford entrou para o mundo dos eSports. No fim de agosto, a montadora anunciou, durante o evento Gamescon, na Alemanha, a criação da equipe competitiva “Fordzilla”. O time, que está em fase de recrutamento, vai disputar, a princípio, campeonatos de automobilismo virtual, como os do game Forza Motorsport 7. No vídeo de anúncio, a marca destacou que os eSports são um fenômeno cultural maior que cinema e música juntos, e atrai dois bilhões de jogadores no mundo. Entrar no cenário ajuda a Ford a “conversar com com esse público apaixonado”.

2. Barrichello e Montoya investem em empresa

Ex-pilotos de Fórmula 1, o brasileiro Rubens Barrichello e o colombiano Juan Pablo Montoya se tornaram investidores da empresa canadense Millennial Esports, que produz conteúdo, dados e organiza eventos em torno de jogos de corrida na América do Norte e Europa. A companhia é responsável pela World’s Fastest Gamer (WFG), competição que combina game com vida real ao selecionar o jogador mais rápido do mundo. Barrichello e Montoya, que já corriam online, assumiram os papéis de embaixador e consultor especial dentro da empresa.

3. Porsche lançou corrida virtual no Brasil

Após anunciar parceria global com o simulador iRacing, para a criação do campeonato Porsche Esports Supercup, a marca lançou um torneio no Brasil: o Porsche Esports Carrera Cup Brasil. Trata-se da versão online da corrida oficial Porsche Império Carrera Cup, de Interlagos. A primeira etapa foi realizada em junho deste ano. A segunda está marcada para setembro. Os mesmos carros e patrocinadores da categoria real são representados no automobilismo virtual. O objetivo é criar uma ponte entre os mundos digital e físico.

4. Fernando Alonso retoma investimentos

Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1, que já é um investidor do universo de eSports, anunciou em março deste ano a criação de um time para disputar jogos de corrida. A equipe já nasceu com o patrocínio da marca Logitech. O ‘FA Racing eSports’ é parceiro da Veloce eSports, organização consagrada em jogos de corrida. Antes disso, o piloto havia lançado uma equipe própria, mas se afastou após um ano, retornando seus investimentos agora em 2019.

5. Ferrari no circuito oficial de eSports da F1

O F1 New Balance eSports Pro, circuito oficial de eSports da Fórmula 1, é um indicador importante da relevância que os jogos automobilísticos têm ganhando no cenário de eSports. Uma a uma, as equipes do grid real criam suas versões para as corridas virtuais. Este ano, a Ferrari anunciou sua participação da competição virtual pela primeira vez.  A equipe de eSports da montadora italiana se une aos times de outras competidoras da F1 já presentes na disputa digital: Mercedes AMG Petronas Motorsport, Aston Martin Red Bull Racing, Alfa Romeo Racing, McLaren F1 Team, Rich Energy Haas F1 Team, Renault F1 Team, Red Bull Toro Rosso Honda, SportPesa Racing Point F1 Team e ROKiT Williams Racing.

 

5 marcas não-endêmicas que “zeraram” os eSports com ações inovadoras em 2019
eSports: Rainbow Six tem estrelas brasileiras e cenário competitivo agitado
On e-Stadium, complexo de eSports em São Paulo, nasce com apoio de marcas
Games: homens e mulheres jogam por influência de amigos, especialistas e publicidade
DJ Alok, MC Jottapê e Mano Brown: cultura brasileira se insere nos eSports
Fanta cria mapa no Fortnite. Aprenda com a marca a jogar nos eSports 
×

Ei, psiu! Não vá embora ainda. Confira esta novidade do UOL AD_LAB:

E-book sobre como o uso de dados potencializa os resultados de campanhas publicitárias e ações de marketing

Faça download aqui