_Brainstorm

eSports atraem investimento de atletas consagrados no Brasil e no mundo

Imagem: Reprodução

Ronaldo Fenômeno, na ocasião do anúncio do investimento no time CNB, de League of Legends

É esporte ou não é? Enquanto o Congresso discute sobre se jogos eletrônicos devem ou não ser regulamentados como esportes tradicionais, atletas consagrados estão certos de que a modalidade tem potencial para os negócios. No Brasil, Ronaldo Fenômeno e Caio Ribeiro fizeram suas jogadas. Fora daqui, estrelas da NBA como Kavin Garnett, o ex-pugilista Mike Tyson, além do piloto espanhol de F-1 Fernando Alonso, são outros exemplos.

Num cenário de interesse de crescente de marcas, os eSports se mostram um território fértil para quem sabe competir e multiplicar cifras. Veja como cada um investe no segmento:

Ronaldo Fenômeno

Ex-jogador de futebol e ídolo da torcida brasileira, Ronaldo Fenômeno também é famoso pelos investimentos que faz. Ao lado do jogador de pôquer André Akkari, em 2017, ele se tornou sócio do CNB, um dos times mais tradicionais de eSports do país focado em League of Legends (LoL). A equipe tem patrocínio da LG e compete no CBLoL, considerada a primeira divisão do jogo no Brasil.

Caio Ribeiro

Comentarista de futebol na TV e também da franquia de jogos eletrônicos FIFA, o ex-jogador do São Paulo Caio Ribeiro fez sua incursão como investidor nos eSports na Live Arena, espaço em São Paulo voltado para os amantes dos jogos eletrônicos. O local que promove eventos e formação de atletas de eSports foi idealizado pela agência Aktuellmix, de Rodrigo Rivellino, filho do ex-jogador Rivellino. Na inauguração, Caio entrou como investidor e embaixador do negócio.

Kevin Garnett

Estrela da NBA, Kevin Garnett anunciou este mês seus investimentos na Triumph Esports. A organização recém-criada trabalha tanto a promoção de eventos competitivos como possui equipes que disputam jogos como Apex Legends, TeamFight Tactics e Overwatch. O ex-jogador não é o primeiro astro do basquete a se enveredar pelos eSports. Ele se une a Michael Jordan, Magic Johnson, Rick Fox e Shaquille O’Neal.

Mike Tyson

Em maio deste ano, o peso-pesado Mike Tyson anunciou um investimento no Fade 2 Karma, time profissional conhecido no cenário do jogo Hearthstone. A parceria com o boxeador vai permitir que a organização construa uma nova instalação para realização de streaming. A estrutura será erguida na cidade de El Segundo, Califórnia, onde fica a Tyson Ranch, empresa especializada no comércio de maconha de propriedade de Tyson.

Fernando Alonso

Bicampeão mundial de F-1, Fernando Alonso, anunciou em março deste ano a criação de um time de eSports que já nasce patrocinado pela marca Logitech. Chamado ‘FA Racing eSports’, a organização é parceira da Veloce eSports, consagrada em jogos de corrida. Antes disso, o piloto já lançou uma equipe própria, mas se afastou após um ano, retornando seus investimentos agora em 2019.

 


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo