_Branding

Insights de Cannes chegam às agências e marcas em road show do UOL AD_LAB

Imagem: Reprodução

Campanha Dream Crazy, da Nike, com o atleta Colin Kaepernick, assumiu posição política

Que tendências e lições o Festival Cannes Lions 2019 apontou para as marcas? A maior premiação internacional da publicidade não apenas celebra a criatividade, como produz reflexões importantes para o negócio da propaganda. São esses insights que o UOL AD_LAB tem levado às equipes das agências e das marcas em um road show.

Em parceria com a GoAd Media, empresa de curadoria de conteúdo que foi a Cannes com apoio do UOL, foram mapeados oito eixos temáticos do festival, que são apresentados de forma customizada às equipes das empresas interessadas. As visitas são uma cortesia que pode ser solicitada por clientes e agências parceiras  do UOL.

O principal motivo é compartilhar conhecimento com a nossa indústria”, disse André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL, durante a apresentação inaugural do road show, realizada em São Paulo no Teatro Unibes.

Veja  três tendências identificadas:

Brand activism

O consumo se tornou um ato político? Mais marcas têm abraçado causas sociais e assumido o risco de sustentar suas posições. O trabalho Dream Crazy, da Nike, é emblemático. A marca elegeu como rosto da campanha o atleta Colin Kaepernick, que gerou polêmica ao se ajoelhar durante o hino norte-americano durante uma temporada de jogos, em protesto contra a violência policial contra negros nos Estados Unidos. Rechaçada em um primeiro momento por consumidores que até queimaram tênis, a mensagem “Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo” conseguiu virar o jogo do engajamento.

Inclusão e representatividade

A inclusão foi outra linha marcante em Cannes, com destaque para projetos que promovem acessibilidade e representatividade de grupos como mulheres, pessoas negras, asiáticas, homossexuais e transexuais. Um exemplo criativo foi o do projeto “ThisAbles”, da Ikea. A iniciativa permite que qualquer pessoa imprima, em 3D, uma série de complementos que transformam móveis e acessórios Ikea e de outras lojas em produtos adaptados para portadores de deficiência.

Credibilidade e transparência

Um ponto alto nas discussões em Cannes foi o do valor do conteúdo de credibilidade e da busca da verdade e da transparência na criação de ambientes seguros para marcas. Na esteira dessa conversa, temas como brand safety, ética no uso de dados e a importância do jornalismo vieram à tona. Destaque para o case do jornal The New York Times, que criou uma série de cinco vídeos sobre a importância do jornalismo investigativo na revelação de fatos incômodos, como o da separação e aprisionamento de pais e filhos imigrantes ilegais nos EUA.

Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (11) 3038-8200 ou envie um e-mail para publicidade@uol.com.br


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo