_Branding

Prêmio UOL de Conteúdo reconhece melhores e mais inovadores trabalhos de 2018

Para incentivar a inovação e a produção jornalística de qualidade, o Prêmio UOL de Conteúdo reconheceu os melhores trabalhos de 2018 publicados nas plataformas do UOL. Cinco equipes formadas por jornalistas, fotógrafos, designers, videomakers e desenvolvedores venceram o concurso, que está em sua primeira edição.

Além do Grande Prêmio UOL, oferecido ao melhor conteúdo do ano, foram eleitos ainda Melhor Reportagem, Melhor Vídeo, Narrativa Original e Uso inovador de Tecnologias. Os critérios usados levaram em conta o esforço investigativo e de apuração, a relevância do assunto, o impacto social, além da efetividade em soluções de conteúdo.

É uma maneira de reconhecer trabalhos excepcionais que são feitos pela nossa equipe. Produzimos centenas de conteúdos por dia, e muitas vezes o material excelente não tem o destaque que merece”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Foram analisados trabalhos publicados em todas as editoria do UOL (TAB, BOL, Universa, VivaBem e demais plataformas com atuação editorial). Os gestores de cada área de conteúdo definiram em janeiro três matérias ou soluções tecnológicas finalistas em cada categoria. Os vencedores foram revelados no dia 1 de fevereiro. As equipes receberam prêmios em dinheiro.

“Até mesmo nós, líderes do conteúdo do UOL, que fizemos a seleção, ficamos surpresos com a quantidade de conteúdos inspiradores que concorreram. Foi difícil chegar aos vencedores”, diz Murilo.

O resultado final, segundo ele, mostrou a pluralidade e a diversidade do conteúdo do UOL. “Formatos criativos, muitas maneiras de se contar histórias tão díspares, em uma variedade incrível de temas, com vozes e tons super abrangentes. É um orgulho fazer parte disso tudo”, afirma.

Conheça os vencedores:

GRANDE PRÊMIO UOL

Trabalho: PT usou sistema de WhatsApp; campanha de Bolsonaro apagou registro de envio (série de reportagens)
Profissionais: Aiuri Rebello, Flávio Costa, Gustavo Maia e Leandro Prazeres

MELHOR REPORTAGEM

Trabalho: Alzheimer – Em Frente
Profissionais: Lilian Ferreira, Maria Júlia Marques, Mariana Romani e Rodrigo Ferreira.

MELHOR VÍDEO

Trabalho: Yuri, o eremita
Profissionais: Luiza Oliveira e Raquel Arriola.

MELHOR NARRATIVA ORIGINAL

Trabalho: Atropelamento e fuga
Profissionais: Di Vasca, Elias Fernandes, Gabriela Fujita e Marco Britto.

USO INOVADOR DE TECNOLOGIA

Trabalho: Nodeland Conteúdo
Modificação da linguagem para codificar as páginas do UOL, permitindo carregamento mais rápido, economia de processamento, melhoria nos ambientes de teste e implantação de novas métricas.
Profissionais: Cláudio Jr. Melo e Fagner Janderson.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo