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Para Carlinha Gagliardi, da BETC/Havas, mídia torna a criação possível

Ela viveu a fusão entre BETC e Havas Group intensamente. Candidata ao Caboré 2018 como melhor profissional de mídia, Carla Gagliardi, ou Carlinha, VP de canais e engajamento, levou para esse casamento o jeito criativo de pensar mídia. E acredita que a indicação não é um reconhecimento só do seu trabalho no ano, mas de uma equipe que se reinventou com a união das agências, a partir da metade de 2017.

“Essa é uma indicação para a história do time, não é uma construção sozinha. Significa que a equipe colocou um bom trabalho na rua, não só fruto de mídia, mas de vários outros times da agência. E também das equipes dos anunciantes que apostaram nas nossas ideias”, diz.

O maior desafio profissional dos últimos tempos, para Carlinha, foi sem dúvida o momento de fusão da então jovem prodígio BETC, que só tinha três anos, com o Grupo Havas. “São dois mindsets opostos, o do Grupo Havas que é gigante, pensa em faturamento e compra de mídia como centro da história, e o da BETC, que constrói a história pela criatividade, vê a mídia como consequência de uma boa criação.”

E o resultado disso foi um modo próprio de criar de olho nos KPIs. “A gente construiu uma nova forma de pensar todo mundo junto, desde o início da história, com o que a gente chama de ‘creative business insights’. A gente pensa como num triângulo, onde a mídia é uma das pontas, criação e planejamento são as outras, pensando juntas. Os dados inspiram a criação. A criação diz o que fazer e a mídia torna possível.”

Com isso, o foco no resultado — que é o ingrediente forte trazido pelo Grupo Havas — não escapa. “É menos departamento, muito mais fluidez pensando no objetivo do negócio do cliente, em como vamos contar a história para chegar nesse objetivo”, diz Carlinha.

Para ela, o fato de, na prática, a BETC ter incorporado o Havas (e não o contrário, mesmo sendo a menor parte no negócio), fez com que o resultado da fusão mantivesse o frescor, o dinamismo e a inovação necessários para competir num mercado em constante mutação.

“As transformações são muito rápidas, as agências tradicionais estão tendo de fazer agora um puxadinho para alocar a demanda que o mercado está pedindo. Nós que já nascemos nesse contexto, que já tínhamos dados e digital como core, saímos na frente no modo de pensar. A gente já nasceu com o touch.”

Como gol do ano, ela cita a campanhas de SBP, que criou um projeto piloto de conscientização altamente engajador em uma cidade brasileira para o controle do mosquito aedes aegypti. O trabalho conseguiu aumentar vertiginosamente o share de vendas do produto e a ideia deve ampliar sua escala pelo país. Outro feito foi levar a campanha de Jequiti, do Grupo Silvio Santos, para a Globo, numa campanha divertida.

Minibio

Carla Gagliardi é graduada em publicidade pela Unip, com MBA pela ESPM. Iniciou a carreira no digital, passando por Som Livre, Isobar, Globo.com, iG. Assumiu diretorias de mídia e negócios na Wunderman, AgênciaClick, One Digital, RAAP Brasil, Loducca. É VP de canais e engajamento na BETC/Havas desde 2016.


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