Game_Lab

eSports: GameCon em Brasília movimenta negócios e atrai fãs de game

As atenções dos eSports estão em Brasília nesta semana. De 7 a 11 de novembro, a capital federal sedia o GameCon, convenção internacional de games que reúne esportes eletrônicos, cultura gamer e empreendedorismo. O evento que deve atrair de 15 mil a 20 mil pessoas ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães mostra que as oportunidades para marcas dentro do universo gamer já se consolidam fora do eixo Rio-São Paulo.

Os dois primeiros dias — 7 e 8 — serão dedicados aos negócios. No espaço chamado GameTalks, estão previstos painéis, workshops e palestras voltados à geração e ao compartilhamento de conhecimento sobre games. As conversas reúnem marcas, agências e formadores de opinião para trocar experiências e fomentar o mercado.

“O eSport é um fenômeno global e o Brasil, que possui a 3ª maior massa de entusiastas do segmento, é protagonista neste cenário. A GameTalks oferece ao público de Brasília uma oportunidade inédita e única de acompanhar debates e discussões entre os maiores nomes do mercado”, afirma Théo Azevedo, curador da GameCon.

A partir do dia 9, a programação passa a ser toda voltada aos fãs do universo gamer, com a abertura da GameCup, competição de esportes eletrônicos variados, numa arena com espaço para 4 mil pessoas. “Vamos realizar finais presenciais de Counter Strike (CS:GO) e Overwatch. A arena toda é nossa”, diz Moacyr Alves Junior, diretor de negócios da Talent Experts. A agência especializada em eSports e parceira do UOL é a responsável por toda a produção e programação da Arena GameCup.

Uma das disputas mais esperadas será a final do torneio sul-americano de CS:GO, que pela primeira vez vai garantir vaga para o campeonato mundial Starseries i-League Season 7, promovido pela Starladder. Haverá ainda final dos desafios GameCon de CS:GO feminino e de Overwatch.

A Talent Experts também vai levar seu casting para o evento. O time Vivo Keyd, por exemplo, deve realizar um showmatch de League of Legends na arena — a Vivo é patrocinadora oficial do evento. Além disso, os atletas Felipe “brTT” Gonçalves e Leo “Zig” Duarte e os influenciadores Nicolle “Cherrygummns” Merhy e Douglas Mesquita, o “Rato Borrachudo” participam de apresentações e sessões de autógrafo com os fãs.

Além de jogar e assistir a competições, os fãs de games poderão produzir seus próprios jogos. O evento promove a GameJam, uma maratona competitiva de desenvolvimento de jogos. Oito equipes terão três dias para desenvolver seus projetos com um tema surpresa, em um espaço montado no local.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo