Dia dos Pais: Campanhas para datas comemorativas vão além da conversão

Reprodução/Vídeo Dia dos Pais: Campanhas para datas comemorativas vão além da conversão Campanha de O Boticário para o Dia dos Pais mostra pai presente no dia a dia dos filhos

Datas sazonais representam claras oportunidades para marcas focarem seus esforços em estratégias de conversão e alavancar vendas. Pudera. São momentos em que o público se vê estimulado a comprar. Números da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), por exemplo, preveem que, neste Dia dos Pais, as vendas online devem movimentar R$ 2,24 bilhões no país, um crescimento de 8% em relação a 2017. Mas mesmo marcas de varejo e produto — que veem resultado direto em campanhas de conversão — têm mostrado como aproveitar datas como o Dia dos Pais para se posicionar e gerar novas experiências de consumo.

Veja exemplos:

O Boticário: o pai presente

Com a proposta de mostrar um pai presente, a campanha de O Boticário criada pela AlmapBBDO mantém o posicionamento da marca, em datas comemorativas, de reconhecer e incentivar modos de conexão e afeto entre pessoas e famílias. O filme mostra um pai atento ao dia a dia dos filhos, bem-humorado, com um casting que marca a representatividade negra. O posicionamento gerou polêmica, o que não é novidade para a marca, que vem seguidamente aproveitando datas para se posicionar pró-diversidade e inclusão, como na campanha que celebrou o amor homoafetivo no Dia dos Namorados.

Dafiti: experiência como proposta


A ideia de que crianças podem usar a imaginação e presentear os pais com seus desenhos foi o que motivou a ação da Dafiti para o Dia dos Pais. Desenvolvida em parceria com a consultoria de branding Ana Couto, a campanha “O look do Dia dos Pais que não sai da cabeça dos filhos, tá na Dafiti” convida os pequenos para a experiência lúdica de desenhar seus pais. Depois, todos podem curtir a brincadeira de conferir roupas reais parecidas com o desenho, identificadas e sugeridas pelo aplicativo Busca Look. A campanha contou com Adriane Galisteu, Lu Ferreira, Mariah, Karen Jonz e Evelyn Regly, como influenciadoras, além de geração de conteúdo de marca em veículos parceiros, como o UOL.

Natura: o homem afetuoso

Buscando quebrar o estereótipo do pai não afetuoso, a campanha de Dia dos Pais de Natura focou nas transformações que a paternidade realiza na vida de um homem para promover o perfume Natura Homem Verum. A campanha, criada pelo Grupo Full Jazz, inverte a lógica comum do filho grato, que homenageia, para mostrar a visão de um pai sobre a importância da paternidade. E também contou com produção de conteúdo de marca em veículo parceiro. A linha de produtos busca se identificar com o homem que “é verdadeiro” e valoriza as relações.

Black Friday: maioria dos consumidores deve comprar só pela internet, diz pesquisa
3 tendências em social media que marcas devem observar em 2021 
Para além do social listening, voz do cliente é chave para experiências irresistíveis
IAB Next: Dados ajudam marcas a se inserir em contextos da jornada de consumo
Meme com suco da Ocean Spray no TikTok é prova de que viral não se cria, se surfa
IAB Next: produção de streaming cresce, e competição por atenção se acirra
×

Ei, psiu! Não vá embora ainda. Confira esta novidade do UOL AD_LAB:

E-book sobre como o uso de dados potencializa os resultados de campanhas publicitárias e ações de marketing

Faça download aqui