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Em alta no Brasil, criação de games abre campo para conteúdo de marca

A criação de games está em expansão no país. E esse é mais um campo para a publicidade trabalhar conteúdos de marca que envolvem o público com alto engajamento. O número de estúdios de desenvolvimento de games no Brasil mais do que dobrou de 2013 a 2018, passando de 142 para 375. Os dados são do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais apresentado pelo o Ministério da Cultura durante o Brazil’s Independent Games Festival (BIG Festival). O evento foi realizado na semana passada no Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a pesquisa, feita pela empresa Homo Ludens, somente nos últimos dois anos foram produzidos 1.718 jogos no País, 43% deles desenvolvidos para dispositivos móveis, como celulares, 24% para computadores, 10% para plataformas de realidade virtual e realidade virtual aumentada e 5% para consoles de videogame.

O espaço para a publicidade no conteúdo dos jogos pode ser criado desde a sua concepção. O game, quando construído a partir de um conceito de marca e dentro de um contexto que faça sentido para o público, multiplica as possibilidades de conexão e envolvimento. É capaz de trazer o target para dentro do universo da marca.

O UOL vem criando um portfólio diversificado de soluções que envolvem o universo de games, conteúdo e marcas. Conheça as frentes:

Estúdio próprio

A XLG UOL (Xtreme League), liga independente de esportes eletrônicos (eSports), inaugurou em 2017 um estúdio próprio onde são realizados eventos, transmissão de campeonatos de games e criação de conteúdos exclusivos.

Marcas que já marcaram presença no espaço: Gillette, TNT, Submarino.

Aplicativo multiplataforma para smartphone

O aplicativo Geeks Collide é um jogo multiplataforma de conhecimento sobre assuntos do universo geek. Criado para uso exclusivo dos visitantes da CCXP 2017 (Comic Con Experience), o game uniu elementos de inteligência artificial e interação do público com o ambiente do evento. A ação foi realizada pelo UOL AD_LAB em conjunto com a agência Ogilvy, que usou a tecnologia Watson da IBM dentro do jogo para traçar a personalidade dos players e criar personagens de RPG.

Marca que patrocinou a ação e foi parceira no desenvolvimento: IBM.

Game online para desktop e mobile

Antes do início da Copa 2018, o UOL Esporte lançou um card game para criar familiarização da audiência com os craques das Seleções do Mundial. No Duelo de Cartas Super Craque, que pode ser jogado via mobile, tablet ou desktop, estão na disputa Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Modric, entre outros.

Marcas que patrocinaram a iniciativa e ganharam visibilidade no contexto: Unip, Itaú, Vivo, Gol, Americanas.com, Motorola

Campeonatos oficiais de eSports

Como plataforma, a XLG UOL criou campeonatos oficiais dos principais jogos eletrônicos do momento como: Rainbow Six Siege, Gwent e Cross Fire. Os times competidores são formados por jogadores profissionais. As partidas são transmitidas ao vivo.

Marcas envolvidas: Ubisoft, Z8 GAMES, CD PROJEKT RED.

Influenciadores gamers

O UOL mantém parceria com influenciadores exclusivos do universo gamer como BrTT, Cherrygumms, Zigueira, entre outros nomes. Com eles, é possível realizar ações diversas como patrocínio de stream, de participação em campeonatos e eventos, criação de conteúdo exclusivos, bem como posts em redes sociais

Marcas que apoiam: Acer, Gillette.

Plataforma de conteúdo consolidada

O UOL Jogos é referência em conteúdo sobre games, em suas diversas modalidades, com produção de mais de 100 conteúdos mensais e distribuição no UOL e redes sociais. A proximidade de anos com essa parcela da audiência brasileira permite mapear o que interessa a esse público.

Marcas patrocinadoras: Microsoft, Universal, IBM.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo