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Bruno Couto: Motorola usa experiências de conteúdo para se aproximar de torcida

Torcedor acompanha jogo da Copa com o Moto Power Pack & TV Digital, no Museu do Futebol

Como ficar mais próxima da torcida brasileira? A Motorola encontrou em parcerias que unem conteúdo e experiência o meio para estar estrategicamente perto dos amantes de futebol e promover ativação de seus produtos. “A gente conseguiu fazer parcerias que nos permitem estar próximos do torcedor de forma inteligente para nos posicionar neste momento”, afirma Bruno Couto, head de marketing da Motorola, enfatizando que a estratégia está dentro dos limites de exposição de marca estabelecidos pela FIFA, para o tema Copa do Mundo.

As parcerias a que ele se refere são duas: com o Museu do Futebol e com a Arena Placar UOL, espaço montado no shopping JK, onde o UOL Esporte realiza programas exclusivos, abertos ao público torcedor. Com um lançamento de acessórios para celulares — os Snaps, que permitem uma experiência mais fina com material audiovisual produzido e reproduzido nos seus celulares –, a Motorola buscou se associar a contextos ideais para gerar experiências de conteúdo relacionado ao clima verde-amarelo, em que a interação com seus produtos fizesse total sentido.

Como marca patrocinadora oficial do Museu do Futebol, em São Paulo, a Motorola criou também uma exposição itinerante que está sendo levada para mais quatro capitais: Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. “A gente conseguiu estar presente neste ano durante toda a jornada de experiência do museu, com uso dos Snaps e dos nossos projetores. É um benefício real para quem vai à exposição”, afirma. Para o museu itinerante, que estreou no Recife e agora está no Rio, foi criada uma versão modular que fica um mês em cada cidade. “É uma grande parceria com uma instituição reconhecida e muito ligada ao futebol, que nos dá uma boa visibilidade.”

Na Arena Placar UOL, a Motorola está presente tanto no espaço físico, com exposição de marca e produtos, como na mídia associada ao conteúdo. “Além de uma parceria importante de mídia exposta, como patrocinadores da Arena, aproveitamos para fazer relacionamento com clientes e consumidores. É uma grande oportunidade de impactar de forma real, de testar os produtos e ver funcionando”, diz Bruno. A marca montou uma área de demonstração dentro da Arena, onde os participantes conhecem, além dos Snaps, a família de celulares Moto Z. Quatro influenciadores ainda fazem parte da ação com os Snaps. A cada jogo do Brasil, um deles produz posts antes e durante os jogos, com um acessório diferente.

Essas ações fazem parte de uma recente mudança de estratégia no posicionamento da Motorola. Antes, o marketing era totalmente voltado aos lançamentos de produtos. Agora, busca criar novos momentos de interação com o público. Essa, aliás, foi uma das missões que Bruno abraçou quando assumiu seu posto na empresa há quase dois anos. “Lógico que nossas grandes iniciativas ainda são em produto. Mas antes todas as ondas de comunicação de marca eram ainda pautadas no lançamento. Conseguimos construir algumas ondas desvinculadas do produto.”

A criação da plataforma #hellocidades foi um marco importante desse trabalho, segundo ele. “A gente identificou uma verdade muito forte de que as pessoas precisam encontrar um equilíbrio melhor entre tecnologia e a vida real. E a gente faz esse convite para que isso seja feito nas cidades, através de uma plataforma simples, que traduz nosso valor e princípios de forma efetiva e democrática.”

Minibio

Bruno Couto é publicitário formado na ESPM. Iniciou a carreira como trainee na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Passou por Unilever, onde foi coordenador de marketing. Seguiu para a F.biz, como diretor de conta. Foi gerente de marketing e comunicação na Netshoes. Desde 2016, é head de marketing e comunicação para o Brasil, na Motorola.


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