_Brainstorm

Branded Content é artilheiro de marcas que investem no futebol

Imagem: Reprodução/Vídeo

Campanha da Rexona que reflete o clima da torcida se desdobrou em ações de branded content

Marcas que investem em ações ligadas ao futebol têm feito verdadeiros gols em suas estratégias. O artilheiro? O branded content. A estratégia de conteúdo, capaz de driblar os temidos adblockers, entrega material de marca com o qual os fãs mais do que se envolvem ou se engajam. Eles se apropriam do conteúdo na torcida pelos times.

Em comum, marcas com boas estratégias de branded content buscam parcerias com publishers, produtores de conteúdo, influenciadores ou artistas, que têm público cativo e alcance dirigido, de forma a levar o conteúdo de forma certeira ao gol. O blog UOL AD_LAB fez uma Seleção de campanhas boas de bola:

Adidas: criação e cocriação

Num movimento de clara mudança estratégica, a Adidas — que investe prioritariamente em mídia de alcance — decidiu trabalhar diretamente com editores e influenciadores com audiências leais em suas ações na Copa, como patrocinadora do evento. Sua campanha contou com 56 dos embaixadores mais influentes da marca, entre eles, craques do futebol como Lionel Messi, Gabriel Jesus, Mohamed Salah e Luis Suarez. E também com estrelas fora do campo, como o produtor musical Pharrell Williams, a tenista Caroline Wozniacki e a modelo Karlie Kloss, que compartilham conteúdo que desenvolveram com a Adidas em seus canais pessoais. A segunda fase da campanha ainda coloca o público no centro, com conteúdo produzido por fãs.

Itaú: lançamento de música

Patrocinador da Seleção Brasileira, em campanha liderada pela Africa, o Itaú investiu no branded content por meio da música “Mostra tua força, Brasil”. Para lançar a canção interpretada por Anitta, Thiaguinho e Fabio Brazza — que também recebeu mais de 10 versões de outros artistas em diversos ritmos — a ação usou estratégia de lançamento de mercado fonográfico. A música foi veiculada em TV, rádio e canais digitais, e ainda ganhou coreografias com dançarinos, cifras e letra em sites especializados.

Vivo: funk da Copa

A Vivo, também patrocinadora da Seleção, se uniu ao Mc Kevinho e ao canal KondZilla para lançar o hino funk da Copa de 2018. Para a música intitulada “Pa Pum”, foi realizado um videoclipe que contou com a participação do jogador Gabriel Jesus.

Outras marcas também estão batendo um bolão com branded content, ao se aproximar do clima de torcida.

Rexona: paixão evidente

A Rexona enxergou no hino sertanejo “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, a metáfora para a paixão do brasileiro por futebol: um sentimento que sempre está vivo, por mais que se tente disfarçar. Dessa ideia nasceu a campanha “Torcedor Fanático”, da agência F.biz. E o tema se desdobrou em ações de branded content. Em parceria com o UOL, a marca contratou 30 influenciadores, sendo cinco na Rússia, para cantar a música durante o hino nacional e produzir stories e posts em seus perfis do Instagram. Além disso, serão realizados conteúdos de marca dentro do UOL.

Motorola: parcerias de conteúdo

A Motorola está mostrando que é possível criar uma relação próxima com o torcedor mesmo fora do campo. A estratégia é se associar a produtores de conteúdo em torno do clima dos jogos para fazer branded content. Isso tem sido feito em dois movimentos. Num primeiro, a marca buscou se conectar com o clima de torcida ao produzir exposições junto com o Museu do Futebol em diversas capitais do país. No segundo, a parceria é com a Arena Placar UOL, montada no shopping JK, onde programas exclusivas sobre futebol são realizados com interação do público.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo