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Agrício Neto: Boas e longas parcerias dão consistência às estratégias da SKY

Imagem: Divulgação

Última campanha da SKY contou com a garota-propaganda Gisele Bündchen como Mulher-Maravilha

São 21 anos de SKY. Agrício Neto, VP de Marketing, chegou à companhia como controller, quando a empresa ainda funcionava como uma operação pequena com o nome de NetSat. Isso foi antes das negociações da Globo com a News Corp para lançar o produto SKY, e antes das trocas de mãos de acionistas e fusão com a DirecTV — processos que ele vivenciou como CFO, diretor de operações e de marketing. Após a fusão, ele assumiu o cargo de VP de Marketing, posição que ocupa há 10 anos. Essa longa história junto com a marca permitiu ao executivo ajudar a construir parcerias estratégicas e longevas, com agências e outros fornecedores, que participam não apenas das campanhas, mas também do negócio, e dão consistência à construção do branding e ao crescimento.

“Temos poucos e bons parceiros. A gente está com a agência FCB Brasil há 11 anos, e essa parceria é duradoura porque mergulha no nosso negócio. Quando temos problemas, ela busca ajudar, entender e mudar. Não é uma relação de agência de propaganda comum, porque recebe um volume de informações relevantes”, afirma. O case do relacionamento entre SKY e FCB Brasil foi tema de um dos painéis do GA Summit, realizado em São Paulo. A SKY ainda foi parceira da Isobar por 12 anos, até o fim de 2016. “Estamos agora com a Mirum para mídia digital e espero ficar por bons anos com eles. Tenho parceria com Ampfy há seis anos, que já é longeva e pretendemos continuar. Todo lado de engagement e mídias sociais é com eles.”

Ele lembra que a parceria com a agência FCB Brasil foi estabelecida no contexto da fusão com DirecTV. Por sugestão da agência, foi adotada a marca SKY, reconstruída em vermelho, em vez de DirecTV, que era a líder da fusão. Uma ousadia, já que manter o nome da controladora era uma tentação. Deu certo. O grande desafio da nova empresa era crescer, já que à época, as duas companhias davam prejuízo em separado. “Elas estavam quase quebradas e se juntaram para fazer a nova operação crescer. Isso envolveu vendas, comunicação, uma nova marca, campanha adequada, produto, preço, tudo. A empresa hoje é 4,5 vezes maior do que era na fusão há 11 anos.”

Manter uma parceria com a agência em um formato que envolve conhecimento do negócio foi fundamental, segundo ele. “Porque ela entendeu essa estratégia. A FCB tem muita informação da SKY, muito mais do que qualquer cliente médio, e mais do que vários diretores. Eles participam da estratégia de vendas e de crescimento do nosso negócio. Essa é a principal coisa. A parceria entre marketing e a área comercial faz toda a SKY remar para um único lado: o crescimento.” Mas isso só é possível, segundo ele, quando os dois lados assumem que, quando um ganha o outro ganha, e quando um perde, o outro também. “Não posso ter parceiro que se fizer chuva ou sol para mim, pra ele é sol.”

Essas relações se refletem em campanhas consistentes. “A estratégia de manter a Gisele Bündchen como garota-propaganda é vencedora. Ela representa nossa marca e o nosso negócio. Recentemente criamos outra linha de campanha para falar do produto pré-pago, com o Fabio Porchat, que também foi vencedora. Tem desenvoltura na comunicação, com campanhas mais leves e empatia com o público”, afirma Agrício. O produto já representa 25% da base de clientes SKY. Além disso, a empresa patrocina eventos culturais e esportivos. Esteve com o Rock in Rio pelo quarto ano seguido e tem acompanhado a Superliga de Vôlei Masculina e Feminina. Para este ano, Agrício afirma que a SKY prepara novidades em lançamentos de produtos, com atualização das campanhas, mas sem perder a consistência.

Minibio

Formado em Economia pela FAAP e em Ciências Contábeis pela Unip, com MBA em Controladoria pela FEA-USP, Agrício Neto iniciou sua carreira na área financeira. Trabalhou 13 anos com auditoria na Arthur Andersen. Iniciou na SKY há 21 anos como controller. E ao longo de sua trajetória dentro da companhia migrou para a área de marketing. Passou pela diretoria de operações, de relacionamento com clientes e de marketing antes de chegar ao posto de VP de Marketing, cargo que ocupa há 10 anos.


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