_Networking

Miriam Shirley: time forte é responsável pela transformação da Publicis

Imagem: Divulgação

A força da transformação está nas pessoas, segundo Miriam Shirley, indicada ao prêmio Caboré 2017 na categoria profissional de mídia do ano. Por três anos, ela foi VP de mídia da Publicis Brasil e há um mês assumiu o posto de copresidente da agência, ao lado de Eduardo Lorenzique. Para ela, a indicação ao Caboré por si só já soa como um prêmio. “Um reconhecimento não só ao meu trabalho, mas ao trabalho de uma equipe de mais de 400 profissionais que fazem da Publicis uma agência íntegra, forte, estratégica e dinâmica, extremamente focada na entrega das melhores soluções aos clientes.”

Não é à toa que Miriam faz questão de ressaltar o poder do time quando fala de seus méritos. Ela entende que, se os resultados vêm, é porque, mesmo na área de mídia, em que dados estão no centro das estratégias, é preciso valor humano guiando as ações. “Cheguei à Publicis três anos atrás com a missão de ajudar a agência a crescer e de transformá-la na melhor do mercado em gestão de pessoas e entrega de resultados para os clientes. Acredito sinceramente que conseguimos chegar lá.”

Nestes últimos anos, a agência vem passando por um processo de transformação que envolve unir competências e formar um time híbrido, capaz de pensar em ações on e off, integrando BI e analytics. “Nossos colaboradores são, de verdade, os grandes responsáveis por toda a transformação que a agência vivenciou”, afirma. “Uma equipe híbrida tem mais capacidade de fazer uma recomendação completa e integrada, que posicione a agência como um parceiro de negócio e não como um fornecedor de uma disciplina específica.”

As mudanças trouxeram novas marcas para a Publicis. A agência conquistou contas como Heineken, Carrefour, Bradesco, C&C, e consolidou sob o seu guarda-chuva mais contas de P&G. Nas áreas de mídia, Chevrolet e Bradesco foram os destaques do ano. “Tanto que a Chevrolet foi premiada pelo Google por ter a maior variação em volume de buscas na categoria Automotivos e o Bradesco emplacou vários vídeos entre os mais vistos do YouTube.”

E, se a ideia é acrescentar valor humano às estratégias, conteúdo deve estar na base, segundo ela. “Afinal a propaganda é feita por pessoas para pessoas, e deve ser relevante. O que mudou é que hoje competimos por uma atenção fragmentada, que tem cada vez menos tempo a perder com o que não considera relevante.” Ela aponta o branded content como uma forma eficiente de atrair a atenção das pessoas, mas que deve ser avaliado dentro da estratégia da marca para gerar resultados eficientes.

Miriam Shirley
Minibio

Miriam Shirley é formada em comunicação pela FAAP, com especialização pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional, foi por seis anos diretora-geral e vice-presidente sênior da Starcom Worldwide, no México. Passou pela Leo Burnett Chicago e pela Leo Burnett Brasil. Foi por oito anos diretora-geral de Mídia da Ogilvy & Mather. Chegou à Publicis Brasil como VP de mídia, e assumiu a posição de copresidente da agência há um mês.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo